Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Ministério do Turismo
Início do conteúdo

Encantado

A cidade que se orgulha em promover uma das maiores festas gastronômicas do sul do país, a Suinofest, também realiza um dos principais festivais de música, o Canto da Lagoa. Referência por ser a porta de entrada da região alta do Vale do Taquari, Encantado é pioneira na produção e exportação de suínos, o que já lhe rendeu o título de “Capital do Ouro Branco”. A cidade com 21.609 habitantes está localizada a 145 quilômetros da capital gaúcha e é banhada pelo Rio Taquari.

A colonização começou em 1882, com os imigrantes italianos, da localidade de São Pedro Valdástico – região de Vêneto. Além destes, alemães, lusos, franceses, belgas, africanos e sírios contribuíram para o seu desenvolvimento. Recentemente, outras etnias como japoneses, espanhóis, argentinos e haitianos vieram para o município. A emancipação aconteceu em 31 de março de 1915 e a comemoração do centenário ocorre em 2015.

A economia de Encantado é diversificada, com predominância de empreendedores locais. O setor industrial representa 38% do movimento econômico, o comercial 33%, a agricultura 22% e os serviços 7%. Destaque para produção e exportação de erva-mate, carne suína, embutidos e do ramo de higiene e limpeza. Cresce o setor de cosméticos e sorvetes.

Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Encantado, RS
141Km de Porto Alegre