Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Ministério do Turismo
Início do conteúdo

Encruzilhada do Sul

Encruzilhada do Sul, conhecida como Rainha da Serra do Sudeste, localizada no Vale do Rio Pardo, terra da Ovelha e lindos parreirais, a única cidade no Estado com a tradição do Bumba meu Boi, sempre uma semana após o Carnaval, famoso na região e apontado com um dos melhores carnavais do vale, conquista seus visitantes, pela hospitalidade de seu povo e pelas suas belas paisagens; além do clima temperado, típico do pampa Gaúcho. Completa a paisagem, seus belos prédios históricos que remontam o século XIX. Tem sua economia, alicerçada na madeira com plantio, extração e beneficiamento, bem como uma forte agropecuária, e um crescente fortalecimento da agroindústria.
Gastronomia típica da campanha, com deliciosos churrascos de ovelha misturada às delicia da culinária açoriana.
Cidade Histórica, onde nasceu João Candido, o Almirante Negro, com inúmeras fazendas histórias, dentre elas se destaca a residência de Dom Feliciano primeiro bispo do Estado do Rio Grande do Sul, com todo seu acervo preservado.
A estrutura turística da cidade conta com hotéis, pousadas, restaurantes, centro de eventos e o turismo rural, com trilhas ecológicas, camping e lugares tranquilos para descansar junto às paisagens paradisíacas do interior do município.

Histórico do Município

Os primeiros habitantes de Encruzilhada do Sul vieram das Ilhas dos Açores, de Laguna, de São Paulo e Rio Pardo, nos meados do século XVIII.

A primitiva denominação de Santa Bárbara de Encruzilhada constitui uma homenagem ao destacamento de dragões, sediada no local na época da luta contra os espanhóis, pois Santa Bárbara é a padroeira dos Artilheiros.

O nome Encruzilhada provém da sua situação num cruzamento de estradas, exatamente num divisor de águas dos rios Jacuí e Camaquã.

No ano de 1851 o então pároco de Encruzilhada, Dom Feliciano José Rodrigues Prates, recebeu o honroso título de Primeiro Bispo Auxiliar do Rio Grande do Sul. Autorizada a construção de uma capela sob a invocação de Santa Cruz, este ano ficou marcado na história da cidade como o Ano da Igreja.

Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Encruzilhada do Sul, RS
162Km de Porto Alegre