Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Ministério do Turismo
Início do conteúdo

Formigueiro

No município de São Sepé, surgiu a localidade de Formigueiro, que recebeu este nome por motivo das longas filas de carroças que percorriam o trajeto entre Restinga Seca e a fronteira. Ao nome Formigueiro dão-lhe a seguinte origem: Em tempos remotos, passando pelo lugar uma comissão de engenheiros, um deles, ao ver tantas carretas no lugar, que era ponto de pousada dos carreteiros que se dirigiam para a fronteira, teria dito: - \\\"Isto parece um formigueiro\\\".

Uma estância de índios catequizados pelos jesuítas, a fazenda de São João, existente em 1750, foi o primeiro estabelecimento do território do atual município. A população já era numerosa e o território, em virtude do desenvolvimento da então Província do Rio Grande de São Pedro e da consequente criação de novos municípios, foi subordinado, inicialmente a Rio Pardo, passando posteriormente a fazer parte do município de Caçapava do Sul e finalmente São Sepé.

Com pequenos proprietários, constituídos, em sua maioria, de agricultores pobres que abandonaram estâncias e por soldados que deram baixa, vieram se somar artífices, tais como ferreiros, carpinteiros. Após a Proclamação da República, o Dr. Antão Farina foi nomeado Diretor de Obras Públicas do Estado e lançou seus olhos para Formigueiro, sua terra natal, derrubando matas, rasgando o sertão da sesmaria da aroeira e abrindo a Picada Grande. Com isso, descortinaram-se novos horizontes para o comércio de Formigueiro.

Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Formigueiro, RS
285Km de Porto Alegre