Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Ministério do Turismo
Início do conteúdo

Hulha Negra

Hulha Negra, com território na região da campanha do Rio Grande do Sul tinha, no início de 1880, uma atividade econômica voltada para a pecuária, embora grande parte da área fosse própria para a agricultura. Em 1884, ao longo da via férrea que cruzava a região, instalou-se uma estação ferroviária que se transformou em um centro de circulação das atividades comerciais. Em torno desse centro começou a se formar um povoado.

O carvão, uma das grandes riquezas do município, inspira o nome de hulha. O carvão de pedra deixou de ser explorado no final da década e se constitui em um potencial de progresso expressivo. Foi nessa época que surgiram as primeiras conversas a respeito da emancipação.

Um grupo liderado por José Macke, Hugo Canto e Francisquino Kloppenburg, entre outros, formou uma Comissão de Emancipação, levando à emancipação de Hulha Negra, em 1965. O documento era assinado pelo então Governador, Ildo Meneghetti, e a eleição para Prefeito e Câmara de Vereadores estava marcada para 06 de marco de 1966.

Entretanto, um mandado de segurança impetrado pela Prefeitura de Bagé, e sumariamente julgado pelos tribunais da época com alegações anti-democráticas anulou o plebiscito e, por conseguinte, a criação do novo Município.

O final da década de 60 marcou o início da eletrificação rural, o auge da agricultura, e a criação da primeira escola de primeiro grau completo. Foi no final da década de 80, porém, que o antigo povoado, cuja colonização fora iniciada em 1880, contava com cerca de 600 casas, quase todas de propriedade dos moradores. Também no final dessa década realizou-se o assentamento do colonos, totalizando 500 famílias. 1990 marcou o início da arrancada decisiva para a tão almejada emancipação de Hulha Negra, tendo como líder do movimento o Capitão Hugo Canto. E desta vez, para sempre, Hulha Negra emancipada.

Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Hulha Negra, RS
371Km de Porto Alegre