Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Ministério do Turismo
Início do conteúdo

Igrejinha

O município de Igrejinha teve sua colonização iniciada em 1824, com a chegada de imigrantes alemães. No ano de 1847, Tristão Monteiro desbravou os caminhos desde o Vale do Rio dos Sinos para instalar a recém fundada Fazenda do Mundo Novo. Depois, ainda no mesmo ano, funda-se o núcleo da Casa de Pedra.

O povoado inicialmente denominado de Santa Maria do Mundo Novo virou ponto de referência em razão da forte influência da igreja de toda a região, onde os ensinamentos cristãos davam o apoio necessário aos recém chegados imigrantes, que buscavam alívio para suas frustrações, medos e saudades.

Igrejinha faz divisa com as cidades de Taquara e São Francisco de Paula, ambas situadas em uma região montanhosa e com muitos vales. Seus primeiros colonizadores vieram de Laguna, Santa Catarina, os quais foram responsáveis pela abertura de novos caminhos e estradas nas matas do Estado. Uma destas estradas ligava Viamão, no RS, a Lages, em SC.Estas características proporcionaram a Igrejinha ter suas principais atrações ligadas à sua própria natureza. Na Serra Grande existe uma rampa para voo livre, esporte difundido em toda a região que atrai praticantes de todo o Estado.

Origem do nome: na região conhecida como Santa Maria do Mundo Novo, havia uma igreja evangélica, de madeira, em arquitetura enxaimel, que estava por ruir. Era necessário construir um novo templo e para isso o povo teve que se unir, doando os recursos e os esforços que dispunham. Atendia aos colonos da região e servia de referência para aqueles que passavam por ali, sendo a única na região até 1874. Assim surgiu IGREJINHA.

Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Igrejinha, RS
83Km de Porto Alegre