Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Ministério do Turismo
Início do conteúdo

Ilópolis

Lago verde

Se encantar com belas paisagens, respirar o ar puro da montanha, conhecer a fundo valores e hábitos de uma cultura que revela os traços da pujante colonização italiana mesclado com a pura beleza dos ervais, herança indígena que acolhe a todos, é o início da aprazível estadia de quem chega a Ilópolis, Ilo do latim, erva e polis do grego, cidade; a Cidade da Erva-mate.

Histórico do Município

Ilópolis está localizada a 196 Km da capital, na encosta superior do nordeste, a 780 m acima do nível do mar. A cidade apresenta um clima ameno que não ultrapassa os 27 graus no verão e faz das lareiras e aquecedores as estrelas do inverno, quando o frio chega a 5 graus negativos.

Possui uma área de 125 km quadrados, dos quais 63% cobertos de mata nativa, o que faz com que o município seja o mais verde do Estado em área proporcional. Predominam os pinheiros, araucárias e erva-mate, que, por sinal, originou o nome do município (ILO = erva-mate, POLIS = cidade).

Sua população é tipicamente italiana, o que pode ser notado pelos traços na arquitetura, gastronomia, costumes e tradições.

A economia do município é baseada na cultura de erva-mate, fumo, avicultura e milho.

Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Ilópolis, RS
192Km de Porto Alegre