Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Ministério do Turismo
Início do conteúdo

Ivorá

Em 25 de setembro de 1883, foram distribuídos lotes coloniais e assentadas as primeiras famílias de imigrantes italianos.

Inicialmente, esses lotes foram chamados de Núcleo Norte, em referência à Colônia de Silveira Martins, núcleo da colonização.

Mais tarde, foi denominada Nova Údine em homenagem a Údine, na Itália.

Logo de início, surgiu a capela construída pela comunidade e surgiu a vila à qual o Instituto Histórico e Geográfico do Estado deu o nome de Ivorá, uma denominação indígena que significa \\\"Rio da Praia Formosa\\\".

A quarta leva de imigrantes a se estabelecer no Rio Grande do Sul, chegou em 1976, e se instalou o então denominado Núcleo Colonial Italiano de Silveira Martins.

Núcleo Norte (Ivorá), a primeira denominação do atual município de Ivorá, foi fundado em 25 de setembro de 1883, onde se estabeleceram famílias oriundas de Údine, Friuli e de Vêneto.

Recebeu a denominação de Núcleo Norte por localizar-se ao norte de Silveira Martins, sede da colonização. Em 1° de janeiro de 1939, Núcleo Norte passou à categoria de Vila com o nome de Ivorá, pelo motivo de que durante a Segunda Guerra Mundial sugeriu-se que cidades e vilas cujos nomes eram de procedência italiana, fossem substituídos por topônimos em língua portuguesa.

Esse é o motivo por que Nova Údine passou a chamar-se de Ivorá, nome de origem indígena que significa Rio Bonito.

Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Ivorá, RS
285Km de Porto Alegre