Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Ministério do Turismo
Início do conteúdo

Ametista do Sul

Ametista do Sul

Os primeiros moradores chegaram por volta de 1940,suas moradas eram feitas de pau-a-pique e cobertas de folhas de coqueiro.

A pedra ametista foi descoberta foi descoberta por acaso por caçadores e agricultores pioneiros que habitavam a região a partir da década de 30. Durante os anos iniciais as pedras eram encontradas por acaso, sob as raízes de árvores, córregos e áreas lavradas. Nesta época, eram comercializadas e levadas para o exterior. Esse processo se interrompeu com o término da Segunda Guerra Mundial. Com o passar dos anos, o grande valor comercial das pedras despertou o interesse pela exploração, surgindo os primeiros garimpeiros.

Em 20 de março de 1992 houve a emancipação do município.

Ametista do Sul possui as maiores jazidas subterrâneas de extração da pedra ametista. Pedra de grande raridade e de beleza sem igual. São consideradas símbolo da sabedoria e energização, sendo utilizadas das mais variadas formas.

Na praça central do município situa-se uma Pirâmide de Energização, onde os visitantes têm acesso ao seu interior e oportunidade de receber a energia da ametista.

O Ametista Parque Museu, de grande admiração como ponto turístico, conta com a variada exposição de raras pedras preciosas e inclui visitação a garimpo com galeria subterrânea.

A Igreja Matriz São Gabriel tem grande destaque com sua beleza, a qual além da religiosidade, desperta o encanto com sua paredes revestidas de pedra ametista, sua pia batismal bem como as demais peças da Igreja constituídas de lindos geodos de ametistas.

O Natal Encanto das Pedras, programação especial natalina que acorro durante todo o mês de dezembro, o qual procura além de enfocar a cultura, também valorizar a comunidade local e seus visitantes, proporcionando bons momentos de distração, diversão e reflexão sobre a data.

Realiza-se também a cada dois anos a Expopedras, Exposição e Feira de Pedras, tradicionalmente realizada no mês de março, enfoca a exposição de belas e variadas pedras e divulgação do município.

Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Ametista do Sul, RS
422Km de Porto Alegre