Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Lagoa dos Três Cantos


Lagoa dos Três cantos é um aconchegante município localizado na região do Alto Jacuí e conta com características singulares com um significado potencial agrícola, industrial e turístico, com vocação para agronegócios e prestação de serviços.

O município com 11 anos de i ... Leia Mais
Lagoa dos Três cantos é um aconchegante município localizado na região do Alto Jacuí e conta com características singulares com um significado potencial agrícola, industrial e turístico, com vocação para agronegócios e prestação de serviços.

O município com 11 anos de idade é considerado tipicamente rural, sendo que 70% dos habitantes moram na zona rural e 30% na zona urbana (onde prevalece a produção leiteira, a suinocultura, avicultura, pscicultura, o cultivo do milho, sorgo, soja e trigo, além de um trabalho bem desenvolvido na área do ecoturismo, turismo esportivo, cultural e rural, com trilhas para caminhadas).

Apresenta um variado calendário de eventos relacionados com a cultura alemã, pois a maioria dos seus 1.650 habitantes são de origem germânica e procuram valorizar a dança, o folclore, o canto e a música típicos. Praticamente 80% da população está diretamente envolvida com um tipo dessas atividades, quer nos corais devidamente constituídos ou no grupo de Danças Cultivo do Passado,dividido em quatro categorias. Em especial na dança, as crianças iniciam os primeiros movimentos até dois anos de idade. O dialeto alemão ainda é falado por grande parte dos seus moradores que são originários da região de Westfália e Hünsrick, na Alemanha. Os primeiros alemães chegaram ao estado no dia 25 de julho de 1824, nas margens do Rio dos Sinos, se espalharam nos Vales do Jacuí, Sinos, Caí e Taquari. Por volta de 1890 iniciou-se a colonização denominada Colônia do Alto Jacuí.

A diversidade de flores que ornamentam os jardins e passeios públicos mostra a criatividade da comunidade local, que busca participar do processo de limpeza e embelezamento do município, tornando-o um lugar alegre, agradável, saudável e seguro para viver. Sua paisagem lembra um pedacinho da Alemanha no Brasil.

A procedência do nome deu-se em função de uma lagoa de formato triangular. O local servia de referência aos tropeiros e viajantes e o seu nome surgiu com o início da colonização. A lagoa fica junto ao Paço Municipal em estilo enxaimel, testemunhando as origens e o progresso desta terra.
Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Lagoa dos Três Cantos, RS
297Km de Porto Alegre