Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Ministério do Turismo
Início do conteúdo

Lagoa Vermelha

Lagoa Vermelha foi fundada por José Ferreira Bueno, o qual aqui passou a residir com sua família no período de 1840 a 1847. Era capitão da Guarda Nacional da Vila do Príncipe, hoje cidade da Lapa no estado do Paraná. Nasceu em 02 de Novembro de 1808 em Curitiba e morreu em 5 de Novembro de 1875, sendo enterrado na cidade da Lapa. Aqui, o capitão José Ferreira Bueno, em sua fazenda de São Paulino, construiu uma capela dedicada a São Paulo Apóstolo e doou uma área de um milhão de metros quadrados para nela ser edificado um povoado. A Capela foi inaugurada e benta no dia 25 de janeiro de 1845, passando o povoado a chamar-se de São Paulo da Lagoa Vermelha.

Pertencia ao município de Santo Antônio da Patrulha, cuja sede ficava a cerca de 300 quilômetros de distância. Em 22 de outubro de 1850 foi criado o município de Vacaria do qual Lagoa Vermelha passou a fazer parte.
A 17 de fevereiro de 1857 era criada oficialmente a Freguesia de Lagoa Vermelha, no dia 26 de outubro do mesmo ano, foi extinto o município de Vacaria, passando as freguesias de São Paulo da Lagoa Vermelha e de Nossa Senhora da Oliveira de Vacaria a pertencer novamente a Santo Antônio da Patrulha.

Em 12 de abril de 1876, foi criado o município de Lagoa Vermelha com área superior a 15 mil quilômetros quadrados, abrangendo todo o território do nordeste da Província, inclusive Vacaria, Bom Jesus e Antônio Prado. O município foi solenemente instalado em janeiro de 1877 com sete vereadores, entretanto, Câmara e Intendência não chegaram a iniciar seus trabalhos em virtude da acirrada oposição movida pelos políticos de Vacaria, que não admitiam pertencer a Lagoa Vermelha. Em 1º de abril de 1878, foi restaurado o município de Vacaria e extinto o de Lagoa Vermelha, que voltou a pertencer a Vacaria na condição de 3º Distrito.

Em 10 de maio de 1881, Lagoa Vermelha emancipa-se de Vacaria, com um território de cerca oito mil quilômetros quadrados, tendo por limites principais os rios das Antas, Pelotas, Santa Rita, Bernardo José, Carreiro e Ligeiro. Em 26 de janeiro de 1883, o município era solene e definitivamente instalado, sendo o primeiro governo exercido por uma Câmara de Vereadores.

Lagoa Vermelha, fica situada na região nordeste do estado do Rio Grande do Sul, nos Campos de Cima da Serra, possui uma área territorial de 1.262,23 Km², com uma população de 28.618 habitantes, altitude 805m acima do mar, temperatura média em torno de 15 grau centígrados, sua economia está baseada fundamentalmente na agricultura, pecuária, indústria, comércio e serviços.

Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Lagoa Vermelha, RS
320Km de Porto Alegre