Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Ministério do Turismo
Início do conteúdo

Mato Castelhano

De acordo com registros históricos, a região de Passo Fundo, onde se situa o município de Mato Castelhano, foi primitivamente habitada por diversas tribos indígenas tupis e guaranis.

Essas tribos legaram algumas denominações: os dois Distritos que vieram a formar o município, Mato Castelhano e Campo do Meio chamavam-se, respectivamente, Mondecaa (mato das armadilhas) e Caariroi (onde se colhe a erva-mate).

As trilhas abertas pelos índios passaram a servir de caminho para caçadores de gado selvagem, enquanto os antigos habitantes da redução viviam dispersos.

Esses descendentes de imigrantes italianos determinaram um espírito de pioneirismo e empreendimento na região.Em 1931 era elevado à categoria de vila. Em 1988 seria criado o Distrito de Mato Castelhano, por desmembramento do Distrito de Campo do Meio.

Agora, juntos, formam o novo município. A comunidade de Mato Castelhano preserva os seus valores culturais e os costumes italianos são presentes em seu dia-a-dia.

Com forte vocação para a atividade primária, a área tem atraído ultimamente diversas indústrias,como ervateiras, frigoríficos e outras. Isto veio credenciar a sua emancipação, para assumir o rumo de seu destino - proporcionar o desenvolvimento de toda a comunidade.

Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Mato Castelhano, RS
301Km de Porto Alegre