Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Montenegro


Montenegro surgiu pela divisão de terras de fazendeiros que povoaram a região por volta de 1740. Depois dos pioneiros colonizadores portugueses, paulistas e açorianos, chegaram os imigrantes alemães e italianos. As famílias que eram enviadas para as colônias novas, ao invés de seguir até a s ... Leia Mais
Montenegro surgiu pela divisão de terras de fazendeiros que povoaram a região por volta de 1740. Depois dos pioneiros colonizadores portugueses, paulistas e açorianos, chegaram os imigrantes alemães e italianos. As famílias que eram enviadas para as colônias novas, ao invés de seguir até a serra, optaram por se estabelecer em Montenegro, a partir do rio Caí.

Originalmente Montenegro integrava a Vila de Porto Alegre. Por volta de 1835 o território Rio Grandense já contava com novas subdivisões. Montenegro, à época chamado de Porto das Laranjeiras, era então distrito de Vila de Triunfo. Em 5 de maio de 1873, com o desmembramento de Triunfo, nascia a freguesia de São João de Monte Negro, instalada oficialmente em 4 de agosto de 1873.

A Vila de São João de Monte Negro foi elevada à categoria de cidade em 14 de outubro de 1913, com a denominação de São João de Montenegro. Em 1938 a Divisão Administrativa e Judiciária do Rio Grande do Sul finalmente apresentava o município com o nome de Montenegro.
Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Montenegro, RS
61Km de Porto Alegre