Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Ministério do Turismo
Início do conteúdo

Aratiba

No ano de 1917, os primeiros moradores, instalaram-se, para adquirirem suas colônias da Cia Luce Rosa S.A, responsável pela exploração destas terras que pertenciam ao município de Erechim. Em 1919, quando iniciou seu povoamento,a localidade chamava-se Rio Novo. Em 1924 passou a ser o 7º distrito de Erechim.

A partir do ano de 1944, passou a chamar-se Aratiba que é uma aglutinação de origem tupi-guarani que significa: Ara (periquito, arara pequena) e Tiba (uma grande quantidade). Aratiba- lugar de muitos periquitos. A formação ética predominante é de italianos, alemães, poloneses e russos, que em sua imigração, trouxeram seus costumes e hábitos de origem.Quando se instalaram em Aratiba, dedicaram-se à agricultura, pecuária e comércio em geral, características estas que permanecem até os dias atuais.
Em 200 entra em funcionamento a Usina Hidrelétrica Itá, que alavancou a economia da cidade, resultando na melhoria das condições de educação e saúde do município, e, consequentemente, na qualidade de vida.

Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Aratiba, RS
396Km de Porto Alegre