Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Ministério do Turismo
Início do conteúdo

Muçum

Os primitivos habitantes do território Muçum, à época do descobrimento do Brasil, eram os índios, e os primeiros civilizados a pisar no solo do território muçunense, que se têm notícias, foram os padres jesuítas, que visitaram a região em 1633.

1888 - Chegada dos primeiros imigrantes italianos, alemães, franceses e poloneses, que colonizaram o território muçunense.

O nome Muçum teve origem, nos primórdios de 1889-1900, quando os primeiros habitantes desbravavam a região coberta de mata virgem. Muçum, para aqueles habitantes, era uma cachoeira existente no Rio Taquari, onde abundava uma especie de peixe chamado Mussum, o que serviu entre os marinheiros e viajantes para identificar também, o nome do povoado existente. Posteriormente com a criação do distrito (1905), a localidade passou a denominar-se General Osório, a qual em 1938, em virtude da Lei Estadual que proibia a existência de duas localidades com o mesmo nome, readquiriu, já na categoria de vila, o primitivo nome Muçum, que continua sendo usado.

Esta grande gleba de terra pertencia a: Antonio Fialho de Vargas, Joaquim Fialho de Vargas e outros.

Em 1957, deu-se início ao movimento Pró-Emancipação e em 18 de fevereiro de 1959 cria-se o município pela Lei nº 3.729.

Em 23 de maio de 1959 aconteceu a 1ª Eleição Municipal e em 31 de maio do mesmo ano, houve a instalação oficial do município de Muçum.

Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Muçum, RS
154Km de Porto Alegre