Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Ministério do Turismo
Início do conteúdo

Arroio do Meio

A primeira exploração do território de que se tem notícia deu-se no ano de 1653, realizada por padres jesuítas. Em 1636, seu solo deve ter sido atravessado pelo bandeirante Antônio Raposo Tavares.

É 1860 a data da fundação de São Caetano (hoje bairro) e 1870 a fundação de Arroio do Meio (hoje sede). Nesta época nas duas colônias grande parte do trabalho era executado por escravos. O que mais dificultou o desenvolvimento dos primeiros colonizadores foram os ataques contínuos dos indígenas. São Caetano era o principal alvo, sobretudo dos índios vindos da região de Picada das Palmas e Picada Forqueta.

A colonização de Arroio do Meio teve um processo bastante moroso. A família Fialho de Vargas, por manter em Lajeado, os loteamentos do Moinho e dos Conventos em franca atividade, não tinha interesse imediato nesse lado do rio Forqueta. Tanto que, em 1870, dez anos apos o início da colonização, o território não somava ainda dez famílias.

Em 1872 entraram mais colonos na Província, na maioria alemães, mas com participação de outras etnias, como italianos e portugueses, desencadeando a colonização.

Pelo Decreto 5.759, de 28 de novembro de 1934, Arroio do Meio torna-se município autônomo desmembrando-se de Lajeado, e tendo sua instalação em 02 de janeiro de 1935.

Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Arroio do Meio, RS
121Km de Porto Alegre