Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Novo Hamburgo

Monumento ao Sapateiro

A cidade de Novo Hamburgo possui uma localização estratégica, situada a apenas 40 quilômetros da capital Porto Alegre.

O charmoso Centro Histórico de Hamburgo Velho conquistou reconhecimento nacional a partir e Maio de 2015 sendo tombado como Patrimônio Histórico e Artístico ... Leia Mais
A cidade de Novo Hamburgo possui uma localização estratégica, situada a apenas 40 quilômetros da capital Porto Alegre.

O charmoso Centro Histórico de Hamburgo Velho conquistou reconhecimento nacional a partir e Maio de 2015 sendo tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional pelo IPHAN. Casarios em estilo Enxaimel, igrejas antigas e Museus são algumas das atrações encantam na paisagem de Hamburgo Velho. No caminho dos tropeiros, em um entroncamento entre a serra, o mar e a capital da então Província de São Pedro, a cidade nasceu e se desenvolveu.

Caminhos e paisagens rurais podem ser contemplados no bairro rural de Lomba Grande que compreende 2/3 do município. Um paraíso em plena Região Metropolitana de Porto Alegre. Assim é o bairro de Lomba Grande, um dos principais pontos de visitação em Novo Hamburgo, onde os atrativos naturais se somam a diversos empreendimentos voltados para o lazer e o turismo com destaque para os balneários, que possuem piscinas naturais, espaços para camping e churrasqueiras para que os turistas, possam aproveitar ao máximo a estada no espaço.

Alguns sítios dispõem de opções de alimentação. E toda essa beleza e exuberância natural, com cascatas e morros são um convite ao visitante para praticar diversas atividades em meio a natureza como trilhas, cavalgadas, turismo de aventura, montanhismo e ciclismo.

Hoje, Novo Hamburgo é um dos 14 municípios que integram a Rota Romântica, passagem obrigatória para quem visita a Serra Gaúcha e, possui uma ampla rede hoteleira, com instalações confortáveis e modernos centros de eventos, restaurantes com culinária regional e internacional, e uma excelente estrutura e equipamentos turísticos.

Conhecida como a Capital Nacional do Calçado, Novo Hamburgo não é apenas um pólo produtor de calçados, mas um centro de desenvolvimento tecnológico e de informação para o setor coureiro-calçadista.

Eventos de caráter nacional e internacional, como a Fenac, a Fimec e a Courovisão, antecipam tendências de cada estação, atraindo milhares de visitantes, lojistas, importadores e profissionais da área.

Histórico do Município

Novo Hamburgo teve sua colonização iniciada no século passado, à partir dos primeiros imigrantes, que se estabeleceram em São Leopoldo, em julho de 1824, cidade vizinha que também faz parte da Região do Vale dos Sinos. O núcleo que deu origem à cidade surgiu no Bairro Hamburgo Velho, onde um comerciante, estrategicamente, estabeleceu-se no alto de um morro-confluência de duas estradas - uma vinda da Serra Geral e outra do Vale do Caí. O local recebeu o nome de Hamburger Berg - que significa Morro do Hamburguês. Por sua tradição calçadista é conhecida internacionalmente,e é sede da Feira Nacional do Calçado- Fenac, realizada desde o ano de 1936.

Distância dos municípios limítrofes (dist. do centro da cidade):

- São Leopoldo: 8km
- Estância Velha: 07km
- Ivoti: 09km
- Dois Irmãos: 12km
- Campo Bom: 08km
- Sapiranga: 18km
- Taquara: 30km
- Gravataí: 38km
- Sapucaia: 17km
Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Novo Hamburgo, RS
35Km de Porto Alegre