Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Ministério do Turismo
Início do conteúdo

Parobé

Por volta de 1830, o atual município de Parobé era chamado de Grande Fazenda, formado por pequenas propriedades colonizadas por alemães. Em 1903, uma pequena estação da antiga VFRGS- Viação Férrea do Rio Grande do Sul, passa a concentrar a escassa população em um pequeno povoado.

Durante as décadas de 40 e 50, surgem as primeiras fábricas de calçados no local. Já nos anos 70, o início das exportações provoca a reestruturação das pequenas fábricas, transformando-as em médias e grandes empresas modernas. A consequência imediata foi o rápido crescimento da população e da arrecadação de impostos, culminado na emancipação político-administrativa de Taquara (1982).

O município de Parobé, situado entre os vales dos rios Paranhana e dos Sinos e integrante da Região Metropolitana, é hoje o centro da região geográfica mais desenvolvida do Estado, tendo, num raio de 35 km, ligação com 33 municípios. É um dos maiores produtores de tênis do país, produzindo diariamente cerca de cinquenta mil pares de calçados de marcas de renome internacional.

Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Parobé, RS
79Km de Porto Alegre