Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Arroio do Tigre


Armados de coragem e vontade de vencer, os colonos, por volta de 1900, enfrentaram a mata virgem e seus perigos, abrindo picadas, construindo casas e erguendo as primeiras capelas que, em geral, também serviam de escolas. Para defenderem seus animais domésticos do ataque das feras, os colonos orga ... Leia Mais
Armados de coragem e vontade de vencer, os colonos, por volta de 1900, enfrentaram a mata virgem e seus perigos, abrindo picadas, construindo casas e erguendo as primeiras capelas que, em geral, também serviam de escolas. Para defenderem seus animais domésticos do ataque das feras, os colonos organizavam caçadas pelas matas próximas. Foi quando, às margens de um arroio, abateram uma onça ou tigre, segundo os colonos, surgindo daí a denominação do local, que daria origem posteriormente ao nome do município.

Por volta de 1920, começa a tomar forma a Vila Tigre, surgindo as primeiras casas comerciais, as igrejas católica e evangélica, o hospital e escola. Também em 1920, um grupo de colonos fundou a Cooperativa Agrícola Mista Linha Cereja, ainda hoje em atividade. Até 1929 a região fazia parte do município de Soledade, passando então a Vila Tigre a fazer parte e ser o 3º distrito do município de Sobradinho. A emancipação deu-se em 06 de novembro de 1968, tomando partes das áreas de Sobradinho, Soledade e Espumoso. Com a emancipação de Estrela Velha, a área do município de Arroio do Tigre foi reduzida de 602 Km² para 311,97 Km².
Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Arroio do Tigre, RS
243Km de Porto Alegre