Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Ministério do Turismo
Início do conteúdo

Paverama

A origem da denominação Paverama provém dos vocábulos indígenas Pave-de todos e Retame-rama, terra pátria, a terra de todos. Talvez o significado PAVERAMA seja ou Terra de Todos.

Foi aproximadamente em 1855 que duas etnias diferentes, a açoriana, partindo de Taquari, e a alemã, vinda de São Leopoldo, encontraram-se em pleno coração florestal do atual Distrito de Paverama. Os pioneiros açorianos estabeleceram-se ao lado sul da estrada principal de Paverama, antigo Travessão Moraes. Divisor de Datas, Títulos e Fazendas, ao passo que os primeiros colonizadores germânicos localizaram-se ao lado norte dessa mesma estrada que dividia a dita localidade a partir de posses, até o Município de Taquari, em Morro Azul.

Até os nossos dias estes dois grupos étnicos moram, a bem dizer, um do lado sul e outro do lado norte dessa linha divisória, com pouca ou quase nenhuma penetração, vivendo em perfeita harmonia e construindo unidos e coesos a grandeza social, econômica e religiosa de Paverama.

Paverama, já em 1912, contava com uma ferraria, dois curtumes, uma selaria, duas sapatarias, uma cervejaria, um médico,três serrarias a vapor,três serrarias a água, várias atafonas, duas olarias, um açougue, duas carpintarias, duas marcenarias, uma pedreira, uma farmácia e doze casas comerciais. Paverama teve seu desenvolvimento com o fruto do trabalho comum de seu povo.

Com o passar dos anos, foram-se somando a estrutura existente, sucessivos acontecimentos, que serviam como fator de estímulo para a edificação deste, que se tornaria futuro Município deste Rio Grande do Sul.

Em 1921 chegou à Paverama o 1° automóvel;

Em 1929 foi fundada a Caixa Rural de Paverama;

Em 19 de dezembro de 1937, foi inaugurado o Hospital São João;

Em 1945 chegavam a Paverama as irmãs da congregação \\\"Franciscanas de Nossa Senhora\\\";

Em 21 de outubro de 1947 foi inaugurada a primeira linha regular de ônibus para a localidade;

Em 1958 Paverama passa a ser 2° Distrito de Taquari em virtude da emancipação de Bom Retiro do Sul(apesar de oficialmente ser considerada a data de 09 de junho de 1960);

Em 16 de novembro de 1961 foi iniciado o fornecimento de energia elétrica através da CEEE;

Em 25 de fevereiro de 1962 foi fundado o sindicato dos trabalhadores rurais;

Em setembro de 1986 foi fundado o Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Paverama - CONCOPA.
A atividade essencialmente agropecuária modificou-se na localidade com a implantação de uma fábrica de calcados, em- empregando cerca de 300 funcionários,o que criou a necessidade de melhoria da infra-estrutura urbana.
Em 1959 Paverama realiza plebiscito, quando da emancipação de Bom Retiro do Sul. No plebiscito saiu vitorioso o \\\"SIM\\\" porém, por motivos de ordem política, Paverama voltou a pertencer a Taquari.
Em 1987 concretizou-se a ideia de emancipação, com a realização da consulta plebiscitária em 20 de dezembro de 1987.
Através da Lei Estadual n. 8560 de 13 de abril de 1988, é criado o Município de Paverama.

Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Paverama, RS
92Km de Porto Alegre