Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Pinhal Grande


Inicialmente, chamava-se \\\"São José dos Pinhais\\\". O município de Pinhal Grande recebeu este nome por existir na região abundância de mata nativa, especialmente a mata de Pinhais (araucárias). A história registra que diversas tribos indígenas viveram nesta região, entre elas, os tapes. ... Leia Mais
Inicialmente, chamava-se \\\"São José dos Pinhais\\\". O município de Pinhal Grande recebeu este nome por existir na região abundância de mata nativa, especialmente a mata de Pinhais (araucárias). A história registra que diversas tribos indígenas viveram nesta região, entre elas, os tapes. Os jesuítas foram os primeiros homens brancos a chegar nesta localidade; vinham catequizar os índios e atuar na criação de gado, utilizando a mão-de-obra indígena. O domínio português intensificou a exploração destas terras.

Por volta de 1813, o curitibano João Gonçalves Padilha e seu irmão, José Maria Gonçalves Padilha, realizaram o comércio de potros, cavalos e muares entre esta região e São Paulo. Criado pela Lei n° 9.600, de 1992, localizado na região do Planalto Médio, seu relevo é composto de gramíneas e mata nativa, destacando-se o pinheiro.

Hoje é composto por descendentes italianos, portugueses e espanhóis. Além de arroios, pelo território de Pinhal Grande também passa o Rio Jacuí. Destaca-se no município a hidrelétrica de Itaúba, a maior do Estado. A economia está relacionada à agricultura e à pecuária.
Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Pinhal Grande, RS
309Km de Porto Alegre