Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Piratini


O nome Piratini ou Piratinin (denominação primitiva) é de origem tupi-guarani e significa Peixe Barulhento. Essas terras faziam parte do município de Rio Grande, com a denominação de \\\"Distrito do Cerro Pelado\\\". Os Primeiros portugueses a serem conhecidos nesta região foram os militare ... Leia Mais
O nome Piratini ou Piratinin (denominação primitiva) é de origem tupi-guarani e significa Peixe Barulhento. Essas terras faziam parte do município de Rio Grande, com a denominação de \\\"Distrito do Cerro Pelado\\\". Os Primeiros portugueses a serem conhecidos nesta região foram os militares que aqui chegaram em 1777, com a instalação da \\\"Guarda do Posto\\\" no \\\"Passo do Acampamento\\\", no Rio Piratini.

Em 1789, por ordem da Rainha D. Maria I, foi concedido para 48 casais Açorianos, terrenos de igual tamanho, para residirem e trabalharem. Os primeiros povoadores ao chegarem, estabeleceram-se no local Capão Grande de Piratini, e fundaram uma capela em honra a Nossa Senhora da Conceição, desde então a padroeira da cidade.

O crescimento da povoação em virtude da excelência das terras para criação de gado, cultivo de cereais e algodão, chamou a atenção do Governo Português que, por Alvará do Príncipe Regente, D. João, datado de 03/04/1810, elevou à categoria de Freguesia, com denominação de \\\"Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Piratinim\\\", pertencente ao município de Rio Grande.

A partir do decreto de 15/12/1830, a então Freguesia foi elevada à categoria de Vila e consequente criação do município desmembrando-o de Rio Grande. Sua área compreendia os atuais municípios de Canguçu, Cerrito, Piratini, pinheiro Machado, pedras Altas, Candiota, Hulha Negra e Bagé - até Pirai. Depois de elevada a Vila, Piratini, embora não oficialmente, era uma cidade com nobres solares - raríssimos então, sendo os mais expressivos datados de 1810 a 1826. Piratini, dada sua posição estratégica e o calor com que seus habitantes receberam o movimento, foi escolhida para centro das operações, começando a ser, já no início, o verdadeiro abrigo da república que viria.

A Vila concentra as grandes expressões republicanas da época, as mais altas figuras do movimento revolucionário de 35. A Câmara Municipal passa, a ter o papel de Constituinte: Em 5 de Novembro os vereadores se reuniram, em Sessão Extraordinária Preparatória sob a Presidência de Vicente Lucas de oliveira, ficando nela resolvido que se estabelece a Independência da província, sob forma de República, e que a nova Nação tinha de ligar-se pelos laços de federação àquelas Províncias do Brasil que adotasse o mesmo sistema de governo, igualmente ficou decidido que, no dia seguinte, se procedesse à eleição para Presidente da República.

Escolhida oficialmente como Capital da República por meio de um decreto de Gomes Jardim, em 06/04/1837, ganha o título de MUI LEAL E PATRIÓTICA CIDADE DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE PIRATIM. Depois de escapar da prisão regencial, chega a Piratini o então General Bento Gonçalves da Silva, que em sessão extraordinária da Câmara Municipal, a 16 de Dezembro, é investido no supremo poder da República.

No ano de 1839, os interesses da República e a estratégia militar fazem com que se decida pela transferência da capital para Caçapava, em 14 de Fevereiro Governo Republicano deixa Piratinim em direção à nova Capital, onde permaneceu até 15 de Julho de 1842, quando foi transferida para Alegrete. Todavia , quando da marcha de Canabarro para a fronteira, em março de 1843, o Governo resolve se refugiar novamente em Piratinim, no qual resolve fixar-se devidamente, e, em 4 de Maio de 1843, restituiu-se sua categoria de Capital.

Depois da assinatura do Tratado de Ponche Verde, em 25 de Fevereiro de 1845, e pos Ato do governo imperial, em 1° de Março do mesmo ano Piratinim foi rebaixada à categoria de Vila. Este fato marcou o declínio do antes próspero município, e passou a ser descriminada. Nenhuma outra localidade e seus habitantes sofreram tanta represália de parte dos governantes imperiais. Algumas penalidades como o desmembramento de seu território foram como espólio da guerra, para criação de novos municípios - Bagé (1846), Canguçu e Cerrito (1856) e Cacimbinhas (1878), na política de \\\"dividir\\\" para reduzir a \\\"influência de ideias\\\".

Em 15 de Novembro de 1889, quando proclamada a república no Brasil , Piratiny (agora com Y), fiel aos seus ideais republicanos, e, em 18 deste mesmo mês e ano, através de sua Câmara Municipal, aderia ao novo regime. Finalmente, em 20 de Setembro de 1932, o Município foi palco de mais um movimento revolucionário, com o combate da estância de Olaria, ocorrido entre as forças revolucionárias comandadas pelos Doutores Borges de Medeiros e Batista Luzardo, e as forças legais sob o comando do Coronel Adel Bento Pereira.
Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Piratini, RS
339Km de Porto Alegre