Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Ministério do Turismo
Início do conteúdo

Rolante

O município se localiza na micro região colonial, na Encosta Inferior do Nordeste do Estado, limitando-se com os municípios de São Francisco de Paula, Santo Antônio da Patrulha, Taquara e Riozinho.

Por volta de 1737, Rolante servia de passagem para as tropas que seguiam para a região das minas. No percurso entre Viamão e São Paulo, uma das pousadas dos tropeiros era as margens do Rio Rolante. A partir de 1882, inicia-se o povoamento da região, na sua maioria feita por famílias alemãs, e a partir de 1909, começam a chegar os italianos.

O nome do município origina-se da existência de um rio que atravessa a cidade, pois era através dele que deslizam ou olam diversos pedaços de paus e galhos, durante as chuvas, desde sua nascente até a área mais plana, onde se localiza a zona urbana do município. Este movimento natural das águas fez com que os primeiros habitantes utilizassem o rio para transportar as madeiras de cima da serra até o local desejado.

Desde os primórdios de sua colonização, o município conta com uma população heterogênea, apesar da predominância da origem alemã.

Rolante emancipou-se de Santo Antônio da Patrulha em 28 de fevereiro de 1955.

Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Rolante, RS
91Km de Porto Alegre