Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Rolante


Rolante, um caminho cheio de histórias e com muitas delicia para saborear!
Localizado na encosta da Serra, no Vale do Paranhana, Rolante se destaca pela excelente posição geográfica e pela centralização da distância frente aos grandes centros econômicos e financeiros do Estado. Possui ... Leia Mais
Rolante, um caminho cheio de histórias e com muitas delicia para saborear!
Localizado na encosta da Serra, no Vale do Paranhana, Rolante se destaca pela excelente posição geográfica e pela centralização da distância frente aos grandes centros econômicos e financeiros do Estado. Possui 22 mil habitantes e localiza-se à beira do Rio Rolante, tendo originado nas tropeadas que levavam o gado do Rio Grande do Sul a São Paulo. Com uma população miscigenada a partir dos imigrantes italianos, alemães e outros, forma uma comunidade harmônica, progressista e hospitaleira. A estrutura turística da cidade conta com hotéis e pousadas, restaurantes e atrações de lazer.
Conhecer Rolante é uma experiência inesquecível para quem valoriza a tradição, a cultura e as belezas naturais. Com uma natureza exuberante, o município apresenta vários atrativos turísticos como: o Morro Grande, com uma pista de vôo livre natural a 841 metros de altitude; a cascata das Andorinhas, da Colônia Monge e das Campinas, com suas trilhas ecológicas; o Rio da Barrinha, localizado entre rochas e vegetação nativa da Mata Atlântica
Conhecida como a Terra Natal do Teixeirinha, a cidade se orgulha de seu filho ilustre e em sua homenagem, criou uma estátua na praça da Matriz. Das suas origens, traz também a herança germânica na produção de cucas, que são o carro chefe do município, por isso é reconhecida como a Capital Nacional da Cuca. Já da colonização italiana, carrega em suas histórias o cultivo da uva para produções de vinhos e oferece aos seus visitantes, na localidade de Boa Esperança, o roteiro Caminho das Pipas. Esse roteiro se dá em uma estrada com belas paisagens que lhe transforma em uma pequena e aconchegante rota turística, proporcionando visitas às cantinas que produze, os melhores vinhos, sucos e espumantes artesanais da região.
Durante o ano, a cidade conta com vários eventos que atraem os visitantes. Destacam-se o Festivale (Festival de Teatro do Vale do Paranhana, em junho), Rolantchê (Rodeio Crioulo Internacional, em novembro), Trilha do Tatu (motos off-road, em abril), Campeonato de Vôo Livre (asa delta e paraglider, em março), Mostra de Orquídeas e Bonsais (em novembro) e claro, a Kuchenfest (Festa da cuca e festival do chopp, em março).
Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Rolante, RS
91Km de Porto Alegre