Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Taquara


A cidade de Taquara conquista os visitantes pela sua beleza natural, gastronomia rica e arquitetura preservada .
Por se situar próximo a cidades com forte fluxo turístico, como Gramado e Canela, o município também apresenta um grande potencial nesta área. A beleza arquitetônica dos pré ... Leia Mais
A cidade de Taquara conquista os visitantes pela sua beleza natural, gastronomia rica e arquitetura preservada .
Por se situar próximo a cidades com forte fluxo turístico, como Gramado e Canela, o município também apresenta um grande potencial nesta área. A beleza arquitetônica dos prédios antigos na área central é uma das tantas atrações que turistas do país inteiro e até do exterior já estão descobrindo. Um exemplo é o Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel - onde está estabelecida a Prefeitura Municipal - construção em arquitetura neoclássica que data do início deste século XX.Outro cartão postal são os templos das Igrejas Católica e Evangélica, construídos frente a frente na principal rua da cidade e as construções no estilo enxaimel encontradas no interior do município, que encantam os visitantes. Na localidade de Morro da Pedra, no interior do município, está situada a Vila Naturista Colina do Sol, a segunda maior área do Brasil para a prática desta filosofia de vida.
No mês de Abril, ocorre a EXPOCAMPO – Exposição Feira Agropecuária de Taquara, Uma feira agropecuária que conta com exposição de animais de alto nível, destacando a qualidade genética dos animais. O evento consta no calendário nacional na categoria bovinos de leite (raças Holandesa e Jersey) e também pela exposição de aves exóticas e ornamentais, gado de corte e misto (Charolês, Pardo Suíço, Devon, Búfalos entre outros), ovinos e caprinos, peixes diversos, além de pôneis, coelhos, pequenos roedores, entre outros.
A EXPOCAMPO também conta com diversas atividades paralelas, como o Concurso Leiteiro, Desfile dos Grandes Campeões, Concurso de Qualidade do Mel, palestras, shows, estandes com demonstração de variados assuntos técnicos ligados ao campo.


Histórico do Município

Taquara tem a origem de seu nome na cerrada vegetação de bambus, ou taquarais, que cobriam as margens do Rio dos Sinos, por onde escoava a produção agrícola. Seu território fazia parte do antigo município de Porto Alegre, da sesmaria concedida em 1814 a Antônio Borges de Almeida Leães, que em 20 de junho de 1845 foi adquirida por Tristão José Monteiro e Jorge Eggers. Mais tarde, em 1846, o território passou à propriedade exclusiva de Tristão Monteiro, no mesmo ano que começam a chegar os primeiros imigrantes alemães.

Em 24 de setembro de 1880 foi instalada a Primeira Comarca de Taquara. O município surge com a Lei Provincial nº 1568, de 17 de abril de 1886, sendo instalado a 07 de janeiro de 1888. Através do Decreto Estadual nº 1404 de 18 de setembro de 1908, a vila passou a ser cidade de Taquara.

Um dos principais atrativos são os belos prédios históricos. Outro local de visitação é a área rural que destaca as caminhadas e passeios a cavalo além da gastronomia colonial.
Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Taquara, RS
73Km de Porto Alegre