Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Bagé


?Bem-vindo à Bagé, Rainha da Fronteira!
Fundada em 17 de julho de 1811, possui uma população de cerca de 117 mil habitantes em uma área de quase 5000 km². Está a 366 km da capital e cerca de 60 quilômetros da fronteira com o Uruguai. O clima por aqui é o que se chama temperado: verõ ... Leia Mais
?Bem-vindo à Bagé, Rainha da Fronteira!
Fundada em 17 de julho de 1811, possui uma população de cerca de 117 mil habitantes em uma área de quase 5000 km². Está a 366 km da capital e cerca de 60 quilômetros da fronteira com o Uruguai. O clima por aqui é o que se chama temperado: verões quentes e invernos frios, com geadas frequentes, ideal para se reunir ao redor do fogo e tomar um mate amargo, que aquece e aproxima os viventes.
A matriz econômica da cidade é bastante diversa, com uma vocação histórica para a produção primária: O segmento de agronegócios é renomado pelos criatórios de gado verde de corte, há quem diga, também, que somos o berço do Cavalo Crioulo e Puro Sangue Inglês, com grandes campeões; temos fruticultura das mais variadas, destacando-se as produções de oliveiras e parreirais ? destes que, pelas condições climáticas e Terroir que só o Pampa Gaúcho oferece, são produzidos os mais finos vinhos e azeites.
Divide seu território entre a calmaria e imensidão da campanha, e as inusitadas formações rochosas da parte alta da bacia do Rio Camaquã, com uma vegetação que forma um mosaico de campo e florestas naturais, entrecortadas por coxilhas e pradarias. Estamos no coração do Bioma Pampa, uma paisagem cultural única no mundo. Em nenhum outro lugar é possível encontrar as espécies de plantas e animais que habitam nossa região, tampouco as expressões socioculturais das populações desta terra.
Percorrer nossos campos e nossas vias é uma viagem no tempo: a bela paisagem foi cenário de diversas batalhas que moldaram nosso estado e nosso povo e verás a riqueza da história do Rio Grande, imortalizada em prédios que contam em sua arquitetura a história de nossa cidade.
Ainda temos eventos para os amantes de todas as artes: o Dança Bagé, querido pelo público bajeense; a tradicional Semana Farroupilha, onde celebramos nossa tradição e o orgulho de ser gaúcho, com atividades campeiras e muita música nativista; A Festa do Churrasco, que chegou a entrar para o livro dos recordes como maior churrasco do Mundo. Imperdível, afinal, quem não gosta de um bom churrasco assado com a propriedade de um taura bem gaúcho? Tem também carnaval, festival de teatro, de cinema, de música erudita, de música tradicionalista, de gastronomia, de artesanato, bah! É coisa que não acaba mais.
Te convido a mergulhar no folclore do Pampa e na riqueza da nossa cultura; a conhecer e vivenciar esta experiência autêntica, de paz, de liberdade e de raízes profundas do gaúcho fronteiriço. #VempraBagé?
Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Bagé, RS
366Km de Porto Alegre