Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Ministério do Turismo
Início do conteúdo

Venâncio Aires

O município de VENÂNCIO AIRES é considerado a Capital Nacional do Chimarrão. Este título demonstra a responsabilidade de carregar o maior símbolo Gaúcho, O MATE, e fazer do chimarrão um instrumento de hospitalidade compartilhando nossa tradição com os turistas.
Seu povo é conhecido pela amabilidade com que recebe seus visitantes, sempre de sorriso aberto e chimarrão na mão.

Amigos venham conhecer o que esta terra tem de melhor, saboreando um gostoso chimarrão, desfrutando das belezas e da hospitalidade desta terra.

VENÂNCIO AIRES e a Rota do Chimarrão esperam por você.
I - No centro da cidade
a) O Museu - Núcleo de Cultura.
b) Arteva - Exposição dos trabalhos dos artesãos de V. Aires.
c) Igreja Matriz São Sebastião Mártir: A segunda maior em estilo gótico da América Latina.
d) Chimarródromo - Monumento em forma de cuia em metal, na Praça Coronel Tomás Pereira. O detalhe é que a referida cuia possui 3 dispositivos em forma de torneira que, acionados, fornecem água fria e quente.
II - Distante 8 km do centro da cidade, em Linha Travessa:
a) Escola do Chimarrão: Com o slogan ´ tão bom quanto tomar é saber fazer, a primeira Escola do Chimarrão do mundo situa-se a 8 km do centro de Venâncio Aires, RS, Brasil. Ao visitar a Escola, o visitante terá oportunidade de conhecer tudo sobre a erva-mate e o chimarrão: aspectos históricos, culturais, sociais, suas propriedades medicinais, além de aprender a fazer 36 variedades de Chimarrões saborear diversos produtos feitos à base de erva-mate: bolos, cucas, chá, suco, balas, etc. É oportunizado aos visitantes também a visitação a uma Indústria Ervateira local, a fim de conhecerem o processo de fabricação da erva-mate. E muitas outras atrações, tudo para divulgar, fortalecer e estimular o uso do Chimarrão como Bebido Símbolo dos Gaúchos, bem como os costumes gaúchos,levando assim a todo o mundo as nossas mais belas tradições.
b) Casa de Produtos Coloniais Chanajô: aí se encontram produtos ecológicos, alimentos caseiros, garapa e a especialidade da casa: almoço caseiro.
c) Floricultura Chácara das Flores: mais de l00 variedades de cactos, bromélias e orquídeas, além de folhagens para todos os gostos.
d) Mini Museu: mantém objetos antigos e relíquias que contam um pouco da história, dos hábitos e dos costumes dos colonizadores deste município, além dos materiais recolhidos no sítio arqueológico da região.

No início do século XVIII, os primeiros habitantes, principalmente lusos e germânicos, fixaram-se às margens da Rio Taquari e dos arroios Sampaio e Castelhano, terras muito férteis e ricas em madeira de lei e erva-mate.

A lei provincial n° 1.438 de 8 de abril de 1884, elevou a então povoação de Faxinal dos Fagundes, a categoria de Freguesia de São Sebastião Mártir. Pelo ato 371, de 30 de abril de 1891, a freguesia foi elevada a vila e município de Venâncio Aires. O nome do município foi escolhido em homenagem ao ilustre Venâncio de Oliveira Aires, propagandista do ideal republicano. A instalação deu-se em 11 de maio de 1891.

Intitulada a Capital Nacional do Chimarrão, destaca-se na produção primária, além da erva-mate, também é considerada a maior produtora individual de fumo do Brasil, com uma economia bastante diversificada distribuída entre os setores metalúrgico, refrigeração, plástico, têxtil e artigos esportivos, é a 19ª economia do estado, na geração do PIB estadual.

Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Venâncio Aires, RS
128Km de Porto Alegre