Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Ministério do Turismo
Início do conteúdo

Vicente Dutra

Vicente Dutra originou-se da descoberta de uma fonte de água com poder laxativo e medicinal em seu território, na época em que pertencia a Palmeira das Missões. Em 1912, chega André Maldanir, um político argentino, que se instala sem saber da existência da água. Logo depois no mesmo ano chega João do Prado, revolucionário, maragato, fanático, foragido de Palmeira das Missões, descobrindo a fonte das águas minerais, algumas quentes outras frias.

Em 1916 foi examinado o barro e a água existentes, em Porto Alegre, onde houve a comprovação das propriedades curativas dos mesmos. Em 1917 sabendo da existência das águas e sua procura inicia-se a colonização.

Um dos fatos que marcou a história do município, foi a passagem da Coluna Prestes, em 1924, onde muitos moradores apavorados fogem para Santa Catarina e para a Argentina.

Em 1933, já com um bom número de habitantes é elevado a categoria de 2º distrito de Iraí com nome de Vila do Prado, por ato do então prefeito de Iraí o médico Vicente Dutra.

Em 1948 passa a ser chamado de Novo Prado. Já em 1950, é denominado Vila de Vicente Dutra, em homenagem ao administrador de Irai. Também neste ano foi construído o primeiro balneário. Em 1955 o município passou a integrar o recém município de Frederico Westphalen.

Em 1964 inicia-se o processo de emancipação, e ocorre em 1965 o plebiscito que decide pela emancipação, sendo instalado em 14 de maio de 1966.

Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Vicente Dutra, RS
464Km de Porto Alegre