Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Santa Maria

Vista aérea

A primeira referência escrita sobre o lugar em que se localiza a sede municipal deve-se a José Saldanha, astrônomo que integrava a Comissão Demarcadora de Limites que, entre 1784 e 1797, esteve empenhado em fixar os limites de Portugal e Espanha na América do Sul. Aliás, o núcleo inicial de p ... Leia Mais
A primeira referência escrita sobre o lugar em que se localiza a sede municipal deve-se a José Saldanha, astrônomo que integrava a Comissão Demarcadora de Limites que, entre 1784 e 1797, esteve empenhado em fixar os limites de Portugal e Espanha na América do Sul. Aliás, o núcleo inicial de povoamento surge em função dessa Comissão Demarcadora, que instalou um acampamento geral nas proximidades de Boca do Monte. Quartel, morada para oficiais e demais membros e uma capela foram erguidos no local. Não demorou para que, ao seu redor, fossem se fixando índios, alguns estancieiros e até elementos vindos do Paraná.

Em 1801, a dissolução da Comissão Demarcadora determina a retirada do acampamento, mas o povoado que, junto do mesmo se formara, já estava de tal modo desenvolvido que tal fato não lhe prejudica o ritmo normal de crescimento.

Em 1810, a doação de vários estancieiros possibilita a instituição de Capela Curada. Em 1837, tornou-se freguesia com o nome de Santa Maria da Boca do Monte.

É fato histórico aceito de que Santa Maria origina-se de um povoamento, decorrente da instalação do acampamento da Comissão de demarcação de Limites na América Meridional, criada pelo Tratado de Santo Idelfonso, em 1777.

O fato de se associar o apêndice \\\"boca do Monte\\\" ao nome da cidade parece ter se originado em 1809, primeira vez que tal denominação aparece em documento oficial.

Desde o início da povoação, esse apêndice era uma criação popular, pois, anteriormente à ocupação espanhola e portuguesa da área, o local já era denominado de Caá-Yura, que na língua dos Tapes, quer dizer: Boca do Mato.

Os castelhanos aí instalando uma guarda de comunicação com suas forças acantonadas em São Martinho, a linha divisória brasileira na Espanha, traduziram a expressão indígena por Boca do Monte, que se perpetuou.

Mais tarde, quando floresceu a povoação de Santa Maria, nela permaneceu a subdivisão Demarcadora de Limites, não havendo dúvida sobre a sua situação geográfica, conhecida pelo nome de Capela do Acampamento de Santa Maria.

Ao retirar-se a subdivisão, o local passou a ser simplesmente Santa Maria.
Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Santa Maria, RS
286Km de Porto Alegre