Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Santa Tereza


Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Santa Tereza é uma cidadezinha com menos de dois mil habitantes, na serra gaúcha, região nordeste do Rio Grande do Sul, localizada às margens do rio Taquari e do arroio Marrecão, município privilegiado pelo seu patrimônio histórico e belezas natu ... Leia Mais
Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Santa Tereza é uma cidadezinha com menos de dois mil habitantes, na serra gaúcha, região nordeste do Rio Grande do Sul, localizada às margens do rio Taquari e do arroio Marrecão, município privilegiado pelo seu patrimônio histórico e belezas naturais, demonstrada através da arquitetura de mais de 20 prédios históricos que foram construídos no final do século 19, estão preservados no centro do município. Sendo que o mais antigo abrigou a primeira escola de Santa Tereza, em 1898. Datada de 1905, a Casa Prezzi sempre funcionou como armazém de secos e molhados. Hoje, mantém as mesmas características de comércio da época, vendendo todos os tipos produtos e utilidades. Também chama a atenção a Casa Foppa (1956, antigo Hotel Central), a Casa Laude (1915, atual armazém), a Casa Ferri (1910, onde funcionou a primeira fábrica de gaitas do país), entre outras.
Santa Tereza é cercada de belas paisagens, rodeada por montanhas e belos vales, é um ótimo lugar para curtir a família e a natureza. Além de estar cercado pela natureza, o município possui uma arquitetura eclética, tipicamente italiana e acolhedora.
É uma cidade de clima agradável durante o outono, inverno e primavera, quando as temperaturas apresentam-se mais amenas e no verão onde o calor é intenso, sendo propício aos esportes, canoagem, e ao lazer junto ao rio.
São imperdíveis as comemorações típicas da região, onde as comunidades do interior organizam verdadeiras festas gastronômicas, como o festival do leitão, festival da cantoria italiana, festival da cerveja, filó Italiano e torneio de verão.
Esta pequena cidade encravada nas margens do rio Taquari, o qual muito contribuiu para o desenvolvimento do município, num período em que lá funcionava o maior porto da região, tem sólidas raízes no tempo.
Destacam-se vários atrativos turísticos como:Casas histórias tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional, O campanário, Grutas naturais, Cascatas, Artesanato, Vinícolas e Cachaçaria.
Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Santa Tereza, RS
134Km de Porto Alegre