Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Santana do Livramento


SANT\'ANA DO LIVRAMENTO, A FRONTEIRA DA PAZ


A história de Santana do Livramento se confunde com a dos índios Minuano e Charrua, que com a sua cultura e luta traçaram as primeiras fronteiras e formaram os primeiros primitivos. A povoação iniciou com as doações de sesma ... Leia Mais
SANT\'ANA DO LIVRAMENTO, A FRONTEIRA DA PAZ


A história de Santana do Livramento se confunde com a dos índios Minuano e Charrua, que com a sua cultura e luta traçaram as primeiras fronteiras e formaram os primeiros primitivos. A povoação iniciou com as doações de sesmarias feitas pelo Marquês de Alegrete. Em 30 de julho de 1823 o lugar passou a se chamar Nossa Senhora do Livramento, e em 1857, elevando a categoria de vila se desmembrou da cidade de Alegrete.

Localizada na Região da Fronteira Oeste do R.S, destacando-se na pecuária e na produção de arroz e soja. Vem ampliando a produção frutífera, com destaque para a vitivinicultura. Sant\'Ana do Livramento situa-se na fronteira do Brasil com o Uruguai; do outro lado da divisa seca (uma rua urbana), situa-se Rivera. É um dos municípios mais antigos, históricos e o segundo maior em extensão territorial do Rio Grande do Sul. Livramento registra mais de 100 quilômetros de faixa de fronteira seca com o Uruguai. Ainda na estrada, é possível vislumbrar um dos principais cartões postais do município, o Cerro de Palomas. Próximo dali situa-se três importantes vinícolas: Cordilheira de Sant\'Ana, Almadén e Santa Colina. Logo na entrada da cidade está o Parque Municipal do Lago do Batuva, onde há um lago artificial que oferece sombras majestosas em uma grande área verde, com praça de recreação e quadras para prática de esportes. Mais ao centro do município, encontra-se a estação férrea, ainda recebe visitantes que buscam conhecer o prédio histórico por onde passou até mesmo o ex-presidente norte-americano Theodore Roosevelt. No centro da cidade, situa-se o Parque Internacional, símbolo de integração das cidades de Livramento, no Brasil, e Rivera, no Uruguai. As duas cidades são conhecidas como Fronteira da Paz ou La Más Hermana de Todas Las Fronteras del Mundo. A cidade vizinha de Rivera oferece aos turistas freeshops e boas \"parrilladas\" na Rua Sarandi. Mais afastado da cidade (BR 293 - a 10 km encontra-se uma zona de preservação ecológica - Parque Ibirapuitã). A região também oferece ao visitante o turismo rural com passeios e roteiros temáticos por estâncias, museus e charqueadas. O Pampa Gaúcho, uma das mais belas regiões do Rio Grande do Sul, foi cenário do principal acontecimento político-militar do Sul do Brasil, a Revolução Farroupilha. Um dos mais antigos clubes de golfe do Brasil situa-se em Livramento e fica localizado no bairro Armour, onde está a planta daquele que já foi um dos, senão o maior, frigorífico da América do Sul, o frigorífico Swift Armour. Nas imediações, existem várias edificações, todas de estilo inglês, as quais compunham a estrutura da empresa. Sant\'Ana do Livramento conta também com a Rota da Ferradura dos Vinhedos, a qual foi institucionalizada Rota Turística do Estado do Rio Grande do Sul, e abrange uma gama de vinícolas, paisagens dos pampas e produtores rurais. Atualmente, a cidade aguarda a instalação das lojas de zona franca - os free shops - lojas de produtos importados com redução de impostos, cuja lei já foi aprovada. A novidade promete movimentar o turismo da cidade, a qual tem potencial para ser a capital dos free shops.
Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Santana do Livramento, RS
489Km de Porto Alegre