Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Ministério do Turismo
Início do conteúdo

Bento Gonçalves

Mirante do campanário

Bento Gonçalves, Pura Inspiração!

Capital Brasileira da Uva e do Vinho

Bento Gonçalves é um dos mais belos e importantes destinos turísticos da Serra Gaúcha e do Brasil.
A vocação industrial e turística, as paisagens ‘bordadas de parreirais’ e a garra de seu povo fazem da cidade um lugar acolhedor e de natureza exuberante.
Escolhida pelo Ministério do Turismo como um dos 65 destinos indutores de turismo do Brasil, a Capital Brasileira da Uva e do Vinho tem, na hospitalidade, uma de suas características mais marcantes, resultando em mais de 1 milhão de visitantes anualmente, que buscam o clima romântico da serra, o bom vinho e farta gastronomia herdada dos imigrantes italianos, além de desfrutarem do contato direto com a natureza, visitando o interior dos distritos ou praticando atividades de ecoturismo.

As temperaturas tipicamente européias, que chegam a até três graus negativos no inverno e trinta e seis graus no verão, proporcionam um espetáculo magnífico da natureza. As quatro estações bem definidas garantem também uma mescla de paisagens, que incluem os vales bordados de parreirais no verão, o colorido bucólico do outono, as frias manhãs de inverno com os vales cobertos de geada e o exuberante colorido da primavera.

A Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria de Turismo, promove uma programação temática para tornar a sua visita ainda mais interessante: o Bento em Vindima, de janeiro a março, movimenta a atividade da colheita da uva; o Bento Sensação, de junho a agosto, com a diversidade e atrativos do inverno na Serra Gaúcha e também o Estação Primavera em Bento, de setembro a novembro, que promove o encontro com a natureza e cultura locais.

Seja como destino de negócios ou de lazer, as opções são bem diversificadas. Consulte o Calendário de Eventos para informações sobre o que está acontecendo atualmente em Bento.

Seja bem vindo a Bento Gonçalves!

Histórico do Município

Bento Gonçalves foi habitada inicialmente por indígenas e, até 1870, chamava-se Cruzinha, por ser o local onde morreu e foi enterrado um \\\"tropeiro\\\", cuja função era abrir estradas. Por ato do Presidente da Província de São Pedro, com o objetivo de ampliar a área de colonização, foram criadas as Colônias Dona Isabel e Conde D´Eu, hoje Bento Gonçalves e Garibaldi, respectivamente.

Localizada na região dos vinhedos, tem como atração principal o Parque Fenavinho, onde acontecem feiras, exposições e eventos esportivos e culturais, além de seus inúmeros atrativos naturais.

O binômio móvel-vinho é responsável pela base econômica do município, destacando-se, ainda, com forte presença, outras atividades como o setor metalúrgico, alimentício, têxtil, artefatos de couro e borrachas, artes gráficas e o setor plástico, que apresenta as melhores perspectivas de crescimento dentro do atual contexto econômico. Quanto ao comércio, Bento Gonçalves oferece qualidade e variedade de produtos, propiciando, assim, boas compras.

O município tem cerca de cem mil habitantes e oferece toda a infraestrutura necessária para que os visitantes possam desfrutar da gastronomia, do lazer, dos costumes e das tradições do hospitaleiro povo bento-gonçalvense.
Hoje, Bento Gonçalves, pelo referencial turístico que possui, desenvolve a atividade que ganha expressão econômica a cada ano, especialmente no turismo rural e de negócios.

Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Bento Gonçalves, RS
124Km de Porto Alegre