Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Bento Gonçalves

Pórtico- pipa

Bento Gonçalves, Pura Inspiração!

Capital Brasileira da Uva e do Vinho

Bento Gonçalves é um dos mais belos e importantes destinos turísticos da Serra Gaúcha e do Brasil.
A vocação industrial e turística, as paisagens ‘bordadas de parreirais’ e a ga ... Leia Mais
Bento Gonçalves, Pura Inspiração!

Capital Brasileira da Uva e do Vinho

Bento Gonçalves é um dos mais belos e importantes destinos turísticos da Serra Gaúcha e do Brasil.
A vocação industrial e turística, as paisagens ‘bordadas de parreirais’ e a garra de seu povo fazem da cidade um lugar acolhedor e de natureza exuberante.
Escolhida pelo Ministério do Turismo como um dos 65 destinos indutores de turismo do Brasil, a Capital Brasileira da Uva e do Vinho tem, na hospitalidade, uma de suas características mais marcantes, resultando em mais de 1 milhão de visitantes anualmente, que buscam o clima romântico da serra, o bom vinho e farta gastronomia herdada dos imigrantes italianos, além de desfrutarem do contato direto com a natureza, visitando o interior dos distritos ou praticando atividades de ecoturismo.

As temperaturas tipicamente européias, que chegam a até três graus negativos no inverno e trinta e seis graus no verão, proporcionam um espetáculo magnífico da natureza. As quatro estações bem definidas garantem também uma mescla de paisagens, que incluem os vales bordados de parreirais no verão, o colorido bucólico do outono, as frias manhãs de inverno com os vales cobertos de geada e o exuberante colorido da primavera.

A Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria de Turismo, promove uma programação temática para tornar a sua visita ainda mais interessante: o Bento em Vindima, de janeiro a março, movimenta a atividade da colheita da uva; o Bento Sensação, de junho a agosto, com a diversidade e atrativos do inverno na Serra Gaúcha e também o Estação Primavera em Bento, de setembro a novembro, que promove o encontro com a natureza e cultura locais.

Seja como destino de negócios ou de lazer, as opções são bem diversificadas. Consulte o Calendário de Eventos para informações sobre o que está acontecendo atualmente em Bento.

Seja bem vindo a Bento Gonçalves!

Histórico do Município

Bento Gonçalves foi habitada inicialmente por indígenas e, até 1870, chamava-se Cruzinha, por ser o local onde morreu e foi enterrado um \\\"tropeiro\\\", cuja função era abrir estradas. Por ato do Presidente da Província de São Pedro, com o objetivo de ampliar a área de colonização, foram criadas as Colônias Dona Isabel e Conde D´Eu, hoje Bento Gonçalves e Garibaldi, respectivamente.

Localizada na região dos vinhedos, tem como atração principal o Parque Fenavinho, onde acontecem feiras, exposições e eventos esportivos e culturais, além de seus inúmeros atrativos naturais.

O binômio móvel-vinho é responsável pela base econômica do município, destacando-se, ainda, com forte presença, outras atividades como o setor metalúrgico, alimentício, têxtil, artefatos de couro e borrachas, artes gráficas e o setor plástico, que apresenta as melhores perspectivas de crescimento dentro do atual contexto econômico. Quanto ao comércio, Bento Gonçalves oferece qualidade e variedade de produtos, propiciando, assim, boas compras.

O município tem cerca de cem mil habitantes e oferece toda a infraestrutura necessária para que os visitantes possam desfrutar da gastronomia, do lazer, dos costumes e das tradições do hospitaleiro povo bento-gonçalvense.
Hoje, Bento Gonçalves, pelo referencial turístico que possui, desenvolve a atividade que ganha expressão econômica a cada ano, especialmente no turismo rural e de negócios.
Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Bento Gonçalves, RS
124Km de Porto Alegre