Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Santo Expedito do Sul


O povoamento da região deu-se a partir da vinda dos missionários jesuítas e dos bandeirantes, por volta do ano de 1716. Entretanto, a colonização de Santo Expedito do Sul teve início por volta do ano de 1930, quando ali fixaram residência os primeiros colonizadores atraídos pela abundância ... Leia Mais
O povoamento da região deu-se a partir da vinda dos missionários jesuítas e dos bandeirantes, por volta do ano de 1716. Entretanto, a colonização de Santo Expedito do Sul teve início por volta do ano de 1930, quando ali fixaram residência os primeiros colonizadores atraídos pela abundância de recursos naturais, principalmente a madeira. Em 1943, coincidentemente com o ingresso dos descendentes italianos, foi construída a primeira igreja, que teve como padroeiro Santo Expedito. Nesta época, Santo Expedito integrava-se ao município de Lagoa Vermelha, sendo denominado Secção Paraíso. Mais tarde, as terras que hoje pertencem a Santo Expedito do Sul passaram a integrar o município de São José do Ouro.

Por volta de 1985 nasceu a ideia da emancipação política e administrativa, e no ano de 1990 a emancipação começou a se tornar realidade, através da formação de uma comissão emancipacionista. Através de consulta plebiscitária em 20 de março de 1992, com a vitória do \" Sim \", e através da Lei Estadual 9.590 foi criado oficialmente o município de Santo Expedito do Sul. Segundo o Censo de 2010, no município vivem 2.461 habitantes. Santo Expedito do Sul é essencialmente agrícola, com destaque para a produção leiteira, criação de bovinos de corte e produção hortifrutigranjeira.

Seu povo é alegre e hospitaleiro, recebendo com carinho a todos os visitantes. No município ainda existe a tradição das \" festas de capela \", com churrasco servido na mesa nos tradicionais \"miúdos\", que geralmente acontecem nos sábados. Aos domingos há procissão em homenagem ao santo padroeiro de cada localidade e também uma reunião dançante. No mês de agosto acontece a tradicional Feijoada da Terceira Idade, que reúne um grande público no Salão Paroquial.

O evento de maior destaque em Santo Expedito do Sul é a Romaria de Santo Expedito, um evento religioso anual que acontece sempre no mês de abril. A primeira edição foi realizada no ano de 2001, alcançando em 2018 sua 18ª edição. O evento atrai uma grande quantidade de fiéis durante os dias de romaria, chegando a alcançar, segundos os organizadores, até 30 mil pessoas. Também é bastante acompanhada pela internet, por meio das redes sociais que transmitem as missas ao vivo.

Além de religioso, o evento também é procurado por pessoas da região nordeste do Rio Grande do Sul para realização de compras, devido ao comércio popular desenvolvido na cidade durante os dias de evento. A festa também gera renda aos moradores e comerciantes locais, que verem o fluxo de pessoas aumentar significativamente nos períodos de realização da romaria. Todo ano, a festa inicia no dia 19 de abril com seu ponto alto no último domingo deste mês, ou seja, são cerca de 10 dias em que toda a população se dedica a receber os visitantes e devotos de Santo Expedito.

A Romaria de Santo Expedito é atualmente um evento internacional, visto a grande quantidade de turistas argentinos, uruguaios e paraguaios que visitam o santuário. Estes turistas também visitam a cidade em grande fluxo nos meses de alta temporada de veraneio, quando passam por Santo Expedito do Sul em seu caminho para as praias gaúchas e principalmente, catarinenses.
Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Santo Expedito do Sul, RS
390Km de Porto Alegre