Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Ministério do Turismo
Início do conteúdo

São Nicolau

São Nicolau foi fundada em 1626 pelo Padre Roque Gonzales de Santa Cruz, sendo a primeira Redução Jesuítica da Companhia de Jesus, localizada na chamada Banda Oriental do Rio Uruguai, em terras do Rio Grande do Sul.

Foi escolhido o nome de São Nicolau, santo da Igreja Católica ao qual se atribui a figura do Papai Noel. Os primeiros habitantes da região foram índios tupi-guaranis, povo dócil por natureza, favorecendo o trabalho de catequese dos padres da Companhia de Jesus.

No início de 1683 a Bandeira de Francisco Bueno investe contra as Reduções. Os portugueses levam consigo 2.000 índios, compondo então o primeiro ciclo de evangelização jesuítica. Em 2 de fevereiro de 1687 funda-se novamente São Nicolau, contando com cerca de 3.000 índios, todos provenientes da Planície Argentina.

Em 1854 São Nicolau foi incorporado ao município de Cruz Alta e, posteriormente, aos municípios de São Borja, Santo Ângelo e São Luiz Conzaga, respectivamente. Em 1938 é elevado à condição de Vila e, em 23 de novembro de 1965, conforme a Lei Estadual nº 5.104, é oficializado município.

Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
São Nicolau, RS
562Km de Porto Alegre