Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Ministério do Turismo
Início do conteúdo

São Pedro do Sul

No ano de 1628, o Padre Roque Gonzales, vindo de Santa Cruz do Sul, chega na região e começa a catequização dos índios que ali moravam. Após algumas tentativas frustradas, Gonzales conseguiu criar uma redução entre os índios Umbu, que se desenvolveu e teve o privilégio de receber o primeiro gado do Estado. Foram 1.500 reses trazidas da Argentina. A redução crescia, mas, no ano de 1638, padres e índios fogem para a Argentina, temendo um massacre, pois bandeirantes paulistas estavam na região. No ano de 1687, o grupo retorna ao Rio Grande do Sul, só que desta vez instalam-se na região de Santo Ângelo, criando a Redução de São Miguel das Missões.

São Pedro do Sul estava sob domínio espanhol até o ano de 1801, quando o estancieiro Maneco Pedroso e 40 peões derrotam os castelhanos de São Martinho. Maneco recebe como prêmio de Portugal a Estância de São Pedro, atual distrito de Xiniquá. O embrião que deu origem à cidade teve início no ano de 1865, com o estancieiro Crescêncio Pereira, que doou terras para a criação de um povoado e construção de uma capela em homenagem ao Apóstolo Pedro. Ferreiros, carpinteiros, professores e outros começam a fixar moradia no novo povoado. Recebem a companhia dos imigrantes alemães, que chegam entre 1865 e 1880, e no ano de 1890 dos primeiros imigrantes italianos.

No século XVIII, havia em São Pedro do Sul um posto da Redução de São Miguel, a capital dos Sete Povos das Missões. Esse posto estava sob a proteção do Apóstolo São Pedro. A comunidade do local encomendou então aos índios missioneiros, um santo entalhado em madeira. O povoado de São Martinho aproveitou a oportunidade e encomendou o seu santo também.

Entalhado no século XVIII por índios da Redução de São Miguel das Missões, que eram os melhores e mais hábeis artesãos daquela época, e, trazido de carreta de bois até a localidade da Ermida, o padroeiro de São Pedro do Sul gerou uma série de lendas e crendices ainda cultivadas pelos antigos moradores de São Pedro do Sul sobre sua possível troca com o santo de São Martinho.

Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
São Pedro do Sul, RS
358Km de Porto Alegre