Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Ministério do Turismo
Início do conteúdo

São Sepé

Há indícios de que em terras do atual município, já em 1750, haveria um núcleo de povoamento: uma estância de índios catequizados pelos jesuítas, denominada Fazenda São João. Trinta anos após, teria surgido a primeira sesmaria no lugar denominado Durasnal de São Rafael. Outras doações se seguiram e o povoamento tomou tal impulso que, já no início do século XIX, com elementos locais, se organizou a Companhia de Auxiliares do Distrito de São Rafael para guarda e defesa da fronteira.

O nome da cidade é uma homenagem a Sepé Tiaraju, o índio guerrilheiro que se ergueu contra as tropas ibéricas que, em fevereiro de 1756, massacraram os guaranis e liquidaram com a experiência administrativa das Missões Jesuíticas. O povoado que deu origem à cidade foi erguido ao redor da Igreja Nossa da Conceição, entre o Arroio São Sepé e o Rio Vacacaí.

O projeto da igreja era de 1820, mas um desentendimento entre os moradores a favor da construção e o fazendeiro dono da área, que não aceitava a desapropriação das 552 braças de terras necessárias, atrasou a efetiva construção, até 1846.

Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
São Sepé, RS
257Km de Porto Alegre