Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Ministério do Turismo
Início do conteúdo

Silveira Martins

Silveira Martins é conhecida como berço da Quarta Colônia por receber as primeiras levas de imigrantes italianos da Região Central do Estado do RS, dando início ao 4º Núcleo de Imigração Italiana do RS, juntamente com os outros três primeiros núcleos: Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Garibaldi.
Foi em 19 de maio de 1877 que, na localidade de Val de Buia, chegaram as primeiras famílias provenientes do norte da Itália, principalmente da região do Vêneto para \\\"fazer a América\\\". Os primeiros imigrantes ficaram alojados no Barracão da Val de Buia, onde hoje se encontra o Monumento ao Imigrante, em comemoração ao centenário da imigração em Silveira Martins. O barracão abrigou as primeiras famílias apenas do relento, pois não havia higiene nem mesmo o mínimo de conforto nesse barracão.
Com a criação da Colônia de Silveira Martins, também originaram-se outros núcleos para receber o grande número de imigrantes que chegavam na região e que hoje formam os municípios da Quarta Colônia (Nova Palma , Faxinal do Soturno, Ivorá, Dona Francisca, Pinhal Grande, São João do Polêsine, Agudo e Restinga Seca).
Emancipada de Santa Maria no dia 11 de dezembro de 1989, Silveira Martins possui como base da economia o cultivo do feijão, soja, milho e batatinha e também a atividade turística, que atrai inúmeros visitantes para desfrutarem da saborosa gastronomia e dos belíssimos atrativos religiosos, naturais e históricos que só Silveira Martins, por ser o Berço da Colonização Italiana do Centro do Estado pode oferecer.
Visitar Silveira Martins, hoje, é apreciar um pouco da beleza do passado e descobrir a pujança desse povo, fortalecido pelo trabalho e dedicação pessoal, característica dos italianos. É reviver também as tradições italianas, que sobrevivem há mais de um século de colonização.

Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Silveira Martins, RS
283Km de Porto Alegre