Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Arroio do Padre


O nome do antigo distrito, hoje Município de Arroio do Padre, advém do nome do organizador e primeiro administrador da Feitoria - o padre Francisco Xavier Prates. Era professor do Mosteiro de São Bento e do Convento Santo Antônio no Rio de Janeiro, tendo falecido em 1784, e irmão de Paulo Xavie ... Leia Mais
O nome do antigo distrito, hoje Município de Arroio do Padre, advém do nome do organizador e primeiro administrador da Feitoria - o padre Francisco Xavier Prates. Era professor do Mosteiro de São Bento e do Convento Santo Antônio no Rio de Janeiro, tendo falecido em 1784, e irmão de Paulo Xavier Rodrigues Prates, mais tarde proprietário da região da cidade de Canguçu e da ilha da Feitoria e de todo o primitivo Rincão do Canguçu, a concluir-se de mapa elaborado por Alberto Coelho da Cunha, refletindo as sesmarias concedidas em Pelotas.

Também a história conta, que o nome surgiu com a história do padre que ia atender às famílias de sua comunidade, quando num dia de chuva, ele saiu a cavalo e entrou no arroio que estava muito cheio. A força da água o arrastou e mais adiante o Padre se agarrou em galhos, conseguindo salvar-se. Desde então, o local ficou conhecido como Arroio do Padre.

Fonte: Site IBGE (Município: Arroio do Padre)
Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Arroio do Padre, RS
260Km de Porto Alegre