Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Cacequi


Pertenceu ao município de Rio Pardo desde 1809. Em 1816, foi doada uma sesmaria (lote abandonado que os reis de Portugal cediam para cultivo) a Joaquim José Domingues, posteriormente denominada Fazenda de Santa Vitória. As terras de Cacequi fizeram parte dos municípios de Caçapava do Sul e São ... Leia Mais
Pertenceu ao município de Rio Pardo desde 1809. Em 1816, foi doada uma sesmaria (lote abandonado que os reis de Portugal cediam para cultivo) a Joaquim José Domingues, posteriormente denominada Fazenda de Santa Vitória. As terras de Cacequi fizeram parte dos municípios de Caçapava do Sul e São Gabriel.

Em 1890, interligaram Santa Maria a Cacequi por via férrea. Esse fato fez surgir um núcleo populacional na zona da estação, dando origem à sede atual do município. O nome tem origem indígena e significa \\\"água do Cacique\\\" ou \\\"rio do Cacique\\\", porque na época um cacique indígena queria ocupar as terras vizinhas ao Arroio Cacique. Provavelmente, como a primeira fazenda foi denominada Santa Vitória, a Padroeira do município ficou Nossa Senhora das Vitórias.
Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Cacequi, RS
412Km de Porto Alegre