Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Canoas

Praça do avião

Habitavam as terras canoenses os índios tapes quando, a partir de 1725, aqui chegaram os primeiros tropeiros lagunistas. Entre eles o conquistador e povoador Francisco Pinto Bandeira.

Todo o território do Rio Grande do Sul, ainda antes da tomada de posse de nosso Estado por Silva P ... Leia Mais
Habitavam as terras canoenses os índios tapes quando, a partir de 1725, aqui chegaram os primeiros tropeiros lagunistas. Entre eles o conquistador e povoador Francisco Pinto Bandeira.

Todo o território do Rio Grande do Sul, ainda antes da tomada de posse de nosso Estado por Silva Paes (1737), era considerado estratégico para os portugueses de impedir o avanço dos castelhanos e dos índios das Missões Jesuíticas.

Foi a partir de 1733, porém que se concedeu as primeiras sesmaria e Francisco Pinto Bandeira logo se estabeleceu, na paragem Guaixim-Sapucaia, onde instalou sua Fazenda do Gravataí. Com sede na colina do Abílio, hoje Bairro Estância Velha. Esta área corresponde ao atual território de Canoas.

Por ocasião da construção de estrada de ferro que ligava Porto Alegre à São Leopoldo, inaugurada em 1874, ficou acertado que se construiria uma pequena estação no centro da área da antiga Fazenda, à sombra de matas, que na época, o proprietário Vicente Ferrer da Silva Freire pôs a venda um lote de chácaras de veraneio. Os homens da guarda da Estação aproveitaram uma grande árvore na construção de uma canoas para o serviço da sede, situada as margens do Rio dos Sinos. Outras canoas foram feitas, motivo pelo qual o mato passou a ser chamado de Capão das Canoas, o o que originou o nome da estação, do povoado, e finalmente o município. O povoado foi crescendo, tanto que em 26 de dezembro de 1912, passa a ser sede do 4º Distrito de Gravataí, em 27 de junho de 1939, através do Decreto Estadual 7839, Canoas se torna município.

A cidade, que é cortada pela BR 116, tem como um dos seus pontos de atração a Praça Santos Dumont, ou Praça do Avião, como é mais conhecida. E é também a sede do V Comar das Forças Aéreas Brasileiras - FAB.
Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Canoas, RS
9Km de Porto Alegre