Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Charqueadas


Charqueadas situa-se na região carbonífera do Estado, estando distante 56 km de Porto Alegre. É um município jovem, tendo sido desmembrado de São Jerônimo em 28 de abril de 1982. Sua área é de 216 km², tendo como limites ao sul Arroio dos Ratos, ao norte Triunfo, a leste Eldorado do Sul e a ... Leia Mais
Charqueadas situa-se na região carbonífera do Estado, estando distante 56 km de Porto Alegre. É um município jovem, tendo sido desmembrado de São Jerônimo em 28 de abril de 1982. Sua área é de 216 km², tendo como limites ao sul Arroio dos Ratos, ao norte Triunfo, a leste Eldorado do Sul e a oeste São Jerônimo.

O desenvolvimento e povoamento a partir de 1952, com a perfuração do poço Otávio Reis. A construção da usina Termochar também contribuiu muito. Porém, a falta de infra-estrutura do município era uma das maiores preocupações dos moradores. Daí surgiu a ideia emancipacionista, que foi fortalecendo-se com o passar do tempo. Em 1971 foi iniciada a eletrificação e inaugurada a Rodoviária de Charqueadas. Em 1972 a CORSAN começou a distribuir água potável. Em 1977, pelo convênio com a Prefeitura de São Jerônimo e o BNH, foram iniciadas as obras de urbanização. Nessa época, como Charqueadas já contava com a Aços Finos Piratini S.A., fortaleceu-se o movimento emancipacionista, resultando, em 1982, no desmembramento de Charqueadas. A instalação político-administrativa ocorreu em janeiro de 1983.

Charqueadas tem sua história de desenvolvimento baseada na sua área industrial, sendo a maioria do ramo metal - mecânico.
Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Charqueadas, RS
55Km de Porto Alegre