Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Charrua


Charrua, palavra originária do Tupi-Guarani, significa instrumento de trabalho. Pois a localidade chamada de Charrua é hoje um município emancipado política e economicamente, composto por terras férteis, com parte própria para mecanização de lavouras e parte montanhosa destinada a refloresta ... Leia Mais
Charrua, palavra originária do Tupi-Guarani, significa instrumento de trabalho. Pois a localidade chamada de Charrua é hoje um município emancipado política e economicamente, composto por terras férteis, com parte própria para mecanização de lavouras e parte montanhosa destinada a reflorestamento e criação de gado.

Também a avicultura e a fruticultura são bem desenvolvidas na região. A população é predominantemente de origem italiana e alemã. A cidade e 25 Km distante de Sananduva e possui a mesma distância de Getúlio Vargas. Distante 13 Km do município de origem, Tapejara.

Localiza-se ali, também, uma área indígena bastante populosa e autônoma. Graças a chegada dos imigrantes Guilherme Bertoldo, Luiz Scolari e Dr. Espaldi, a localidade foi crescendo e desenvolvendo o seu potencial econômico e social.

Hoje, Charrua conta com uma estrutura básica, com um salão comunitário, Igreja, escola, rodoviária, escola de 1o. grau, além de áreas de lazer e recreação. A partir de sua emancipação, a comunidade de Charrua busca, cada vez mais, aprimorar o seu desenvolvimento nos planos habitacional e econômico.

Com a vinda dos primeiros imigrantes alemães e italianos por volta de 1893, aqui encontraram os indigenas do Grupo Tapuias, denominados índios Cainganges. Em 1923 já com o nome de Sede 7 de Setembro passou a categoria de 10. Distrito de Passo Fundo,em 1934 já com o nome de Charrua passou a 3. Distrito de Getúlio Vargas, em 1955 passou a 3. Distrito de Tapejara. Em 1990 iniciou-se o movimento emancipacionista, em 10 de novembro de 1991,com a aprovação da Assembléia Legislativa, ocorreu o plebiscito emancipatório onde o povo, com larga margem de votos,deu vitória à emancipação.

Em 20 de março de 1992 o Exmo. Senhor Governador Dr. Alceu de Deus Collares assinou a Lei Estadual n. 9.617, criando o Município de Charrua. Charrua situa-se na região do planalto riograndense, pertence a micro região colonial de Erechim, tem uma área de 197,5 km2 e 4.200 habitantes
Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Charrua, RS
352Km de Porto Alegre