Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Ministério do Turismo
Início do conteúdo

Minas do Leão

O município de Minas do Leão, localizado na região carbonífera do Estado, tem nesse mineral o principal elemento de sua formação o desenvolvimento.

Há relatos de que, já no final do século XVIII, um soldado teria notado a presença de carvão mineral na região, fato comprovado posteriormente pelo mineiro inglês James Johnson. Conta a história que, em tempos idos, havia na região, extensas Fazendas.

Corria o boato de que os leões atacavam o rebanho, o que fez com que uma das fazendas fosse denominada Fazenda do Leão, fato não cientificamente comprovado.

Mais recentemente, e então já pertencendo ao município de São Jerônimo, criado em 31 de março de 1938, a área passou a ser alvo de sondagens geológicas pela indústria cimenteira e carbonífera.

Confirmada a reserva de carvão, deu-se início a sua extração, progressivamente ampliada. Uma das minas se localizava na citada Fazenda do Leão, sendo denominada Mina do Meão. A necessidade de mão-de-obra provocou a vinda de inúmeras famílias, originado a formação de uma pequena vila,chamada Minas do Leão.

Mais adiante, com a emancipação política de Butiá,ocorrida em 09 de outubro de 1963,Minas do Leão se tornou Distrito desse, com crescente aumento populacional, incremento do comércio e diversificação da economia, onde se destaca uma pujante agropecuária.

Dispondo de uma razoável estrutura urbana, Minas do Leão passou a buscar sua autonomia político-administrativa, a fim de ter meios para fazer frente as suas crescentes necessidades sociais, o que acaba de se concretizar.

Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Minas do Leão, RS
83Km de Porto Alegre