Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Nova Santa Rita


Fundada em 20 de março de 1992, a história da cidade é mais antiga do que sua existência propriamente dita. Nova Santa Rita emancipou-se de Canoas depois de grande mobilização da comunidade que, cansada de não ter os serviços essenciais atendidos pela prefeitura, resolveu caminhar com suas ... Leia Mais
Fundada em 20 de março de 1992, a história da cidade é mais antiga do que sua existência propriamente dita. Nova Santa Rita emancipou-se de Canoas depois de grande mobilização da comunidade que, cansada de não ter os serviços essenciais atendidos pela prefeitura, resolveu caminhar com suas próprias pernas, começando a trilhar o caminho para o desenvolvimento. Mas a história se inicia antes...
No dia 11 de fevereiro de 1884, em Santana do Rio dos Sinos, no lugar então denominado \\\"Picada do Vicente\\\", Justino de Souza Baptista e sua mulher, Rita Carolina Martins, doaram um terreno para construção de uma capela. Rita pediu que a capela fosse em louvor à Santa Rita de Cássia e isto deu origem ao nome da localidade, \\\"Santa Rita\\\". No início do século XX, a área abrangida pelo município de Nova Santa Rita fazia parte do território de São Sebastião do Caí como 6º Distrito, permanecendo nesta situação até 28 de junho de 1939, quando Canoas emancipou-se do município de Gravataí e anexou ao seu território a referida área, que passou a denominar-se 2º Distrito de Canoas, tendo como sede Berto Círio.
Entre os anos 1930 e 1940, o município vivia da produção leiteira e das olarias. Com a instalação da Cimbagé em 1950, funcionários migraram para a fábrica de cimentos, levando as olarias à decadência. A nova empresa também trouxe mais pessoas para a região, inclusive estrangeiros.
O meio de transporte na época era hidroviário e ferroviário, com a travessia de balsa pelo rio dos Sinos, ligando o bairro Berto Círio a Canoas, e a Estação Férrea Vasconcelos Jardim, que ligava Porto Alegre a Uruguaiana. Ambos foram menos utilizados com a construção da BR-386, na década de 1960.
Com o rápido desenvolvimento e crescimento populacional e baixo investimento da administração pública (cerca de 2 a 4% do orçamento público, sendo que a região do 2º distrito de Canoas possuía 2/3 da área total da cidade), em 1987 aconteceu um movimento emancipacionista que foi derrotado nas urnas. Em 1991, foi organizada uma comissão de moradores para trabalhar pelo movimento pró-emancipação, saindo vitorioso em plebiscito realizado no dia 10 de novembro, com mais de 64% dos votos válidos.
Em 20 de março de 1992, através da Lei Estadual nº 9585/92, sancionada pelo então governador Alceu Collares, foi criado o município de Nova Santa Rita. No dia 3 de outubro do mesmo ano, foi realizada a eleição municipal que elegeu Odone Machado Ramos como primeiro prefeito de Nova Santa Rita e João Luís Alves como vice-prefeito, além de mais nove vereadores.
Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Nova Santa Rita, RS
19Km de Porto Alegre