Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Presidente Lucena


Em 25 de julho de 1824, chegaram os primeiros imigrantes alemães, provenientes da região do Hunsrück, a Real Feitoria do Linho Cânhamo, hoje São Leopoldo. A partir de 1826, após a chegada de mais mil imigrantes, expandiram-se para a região ao norte de São Leopoldo, incluindo toda a atual ár ... Leia Mais
Em 25 de julho de 1824, chegaram os primeiros imigrantes alemães, provenientes da região do Hunsrück, a Real Feitoria do Linho Cânhamo, hoje São Leopoldo. A partir de 1826, após a chegada de mais mil imigrantes, expandiram-se para a região ao norte de São Leopoldo, incluindo toda a atual área de Presidente Lucena. As localidades de Linha Nova Baixa e Picada Schneider são as mais antigas do município. Em Linha Nova Baixa, o início da colonização se deu por volta de 1830, pelas famílias de Daniel Kolling, Jacob Blauth, Pedro Link, Pedro Lamb, Frederico Schons, João Bender, Pedro Winter e Albino Kauer. Picada Schneider surgiu em meados de 1845, quando a família de Peter Schneider se instalou na localidade. A localidade de Nova Vila, antes chamada Nova Alemanha, foi colonizada depois de 1850, sendo a família de Guilherme Exner a pioneira.
Chegando aqui, os primeiros moradores desbravaram a abundante mata virgem da localidade. Suas casas, algumas delas hoje ainda existentes, eram construídas com estruturas de madeira e as paredes com pedras grês e argila. Alguns colonos optaram por construir casas totalmente de madeira. Depois de estabelecidos, começaram a colonizar as terras e as únicas ferramentas disponíveis eram a enxada e o arado. Cultivavam, principalmente, milho, feijão, arroz, trigo, batata-inglesa e hortaliças, ao mesmo tempo em que criavam animais como porcos, bovinos e galinhas.
Num encantador passeio pela Rota Romântica, você descobrirá Presidente Lucena, considerada a capital da Schmier Colonial. A cidade possui mais de 90% da população falando o dialeto Hunsrüch, o que garante a preservação da história e cultura dos colonizadores.
Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Presidente Lucena, RS
59Km de Porto Alegre