Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Ministério do Turismo
Início do conteúdo

Presidente Lucena

Em 25 de julho de 1824, chegaram os primeiros imigrantes alemães, provenientes da região do Hunsrück, a Real Feitoria do Linho Cânhamo, hoje São Leopoldo. A partir de 1826, após a chegada de mais mil imigrantes, expandiram-se para a região ao norte de São Leopoldo, incluindo toda a atual área de Presidente Lucena. As localidades de Linha Nova Baixa e Picada Schneider são as mais antigas do município. Em Linha Nova Baixa, o início da colonização se deu por volta de 1830, pelas famílias de Daniel Kolling, Jacob Blauth, Pedro Link, Pedro Lamb, Frederico Schons, João Bender, Pedro Winter e Albino Kauer. Picada Schneider surgiu em meados de 1845, quando a família de Peter Schneider se instalou na localidade. A localidade de Nova Vila, antes chamada Nova Alemanha, foi colonizada depois de 1850, sendo a família de Guilherme Exner a pioneira.

Chegando aqui, os primeiros moradores desbravaram a abundante mata virgem da localidade. Suas casas, algumas delas hoje ainda existentes, eram construídas com estruturas de madeira e as paredes com pedras grês e argila. Alguns colonos optaram por construir casas totalmente de madeira. Depois de estabelecidos, começaram a colonizar as terras e as únicas ferramentas disponíveis eram a enxada e o arado. Cultivavam, principalmente, milho, feijão, arroz, trigo, batata-inglesa e hortaliças, ao mesmo tempo em que criavam animais como porcos, bovinos e galinhas.

English Information:
In an enchanting tour trough the Romantic Route, touristis will find Presidente Lucena, city that tells its history to whomever visits it.
Considered the Colonial Schimier capital, more than 90% of the population speak the Hunsrüch dialect, wich guarantee the preservation of the history and culture of the colonists.

Tourist Atrations:
- Picada Schneider History Core;
- Administrative Center;
- Engineer Daniel Ribeiro Iron Bridge (River Cadeia);
- Windmill House (Museum e Loding);
- Panoramic Sight (Pedro Hill);
- Three Rio-grandeses Martyrs Church.

Main Events:
- Schmierfest;
- Book Fair;
- Stille Nacht.

Informaciones en Español:
En un encantador paseo por la Ruta Romántica, el turista descubrirá Presidente Lucena, una ciudad que cuenta su historia a los ojos de quien la visita.
Considerada la capital de la \\\"Schmier Colonial\\\" Dulce de Frutas Campesina, la ciudad posee más de 90% de la población hablando el dialecto Hunsrüch, lo que garantiza la preservación de la historia y cultura de los colonizadores.

Atraciones Turísticos:
- Núcleo Histórico Picada Schneider;
- Centro Administrativo;
- Puente de Hierro Ing. Daniel Ribeiro ( Río Cadeia);
- Casa del Molino (Museo y Hospedaje);
- Iglesia Tres Mártires Riograndenses.

Principales Eventos:
- Fiesta de los Dulces de Frutas Campesina;
- Feria del Libro;
- Stille Nacht.

Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Presidente Lucena, RS
59Km de Porto Alegre