Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Taquaruçu do Sul


Taquaruçu do Sul recebeu este nome porque em 1919, descendentes de imigrantes italianos, oriundos da região colonial da Serra Gaúcha (Guaporé) e da \\\"Quarta Colônia\\\" (Júlio de Castilhos e Cachoeira do Sul, hoje Nova Palma, Ivorá e Faxinal do Soturno) estabeleceram-se nas terras do inte ... Leia Mais
Taquaruçu do Sul recebeu este nome porque em 1919, descendentes de imigrantes italianos, oriundos da região colonial da Serra Gaúcha (Guaporé) e da \\\"Quarta Colônia\\\" (Júlio de Castilhos e Cachoeira do Sul, hoje Nova Palma, Ivorá e Faxinal do Soturno) estabeleceram-se nas terras do interior de Frederico Westphalen. Ao se fixarem nessas terras, avistaram uma fonte de água encoberta por taquaruçus. Então, esta localidade passou a denominar-se Taquaruçu.

Esses descendentes de imigrantes italianos tiveram como primeiras atividades ao se estabelecerem, o cultivo da terra e a criação de gado. Logo surgiu o primeiro núcleo de moradores, que, com o passar do tempo foram criando condições de infra-estrutura necessárias à efetivação do município autônomo e independente.

Em 1924 é construída a primeira capela que, em 1926 é dedicada a São Roque. No ano de 1961, a capela de São Roque, então pertencente à paróquia de Frederico Westphalen, foi, também, elevada à categoria de paróquia, abrangendo, ainda, grande parte da atual paróquia de Vista Alegre.

Em 1953 passa a constituir-se em Distrito do Município de Palmeira das Missões. Com a emancipação de Frederico Westphalen, ocorrido em 1956, Taquaruçu passou a condição de Distrito do novo Município.

No dia 15 de julho de 1985, foi eleita a Comissão Emancipacionista, tendo como meta imediata a conquista da autonomia política e administrativa do então distrito de Taquaruçu, desmembrando-o do município de Frederico Westphalen, o que foi conseguido, após dois anos de trabalhos intensos de convencimento da população e de coleta de dados para convencer as autoridades. Essa tarefa coroou-se de êxito, quando, no dia 20 de dezembro de 1987, foi realizado o plebiscito e 91,55% dos eleitores que compareceram às urnas aprovou a emancipação.

O Município de Taquaruçu do Sul foi criado pela Lei nº 8.599/88, assinada pelo Governador do Estado no dia 09 de maio do mesmo ano, sendo instalado no dia 1º de janeiro de 1989. Esta lei foi alterada pela Lei nº 8.972, de 08 de janeiro de 1990, que retificou os limites com os municípios vizinhos e corrigiu sua área.

Em seu território vive, hoje, uma população total, segundo o censo do IBGE de 2007, de 2.847 pessoas.