Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Ministério do Turismo
Início do conteúdo

União da Serra

O início da colonização de União da Serra deu-se por volta de 1890, quando as famílias Galliazzi e Giordani chegaram à localidade, que mais tarde veio a denominar-se Pulador.
Alguns anos depois, por volta de 1908, inicia-se a colonização de outro vilarejo, hoje denominado Oeste.
Em 1990, com o objetivo de superar a estagnação sócio-econômica em que se encontravam os dois distritos, iniciou-se um movimento de emancipação, que foi referendado pela maioria da população, no plebiscito realizado no dia 10 de novembro de 1991, formando um progressista município entre a Serra e o Planalto do Rio Grande do Sul.
A instalação ocorreu no dia 1° de janeiro de 1993, e teve sua Sede indicada pela comissão de emancipação, na comunidade da Capela São Luiz, Linha Marechal Floriano, que geograficamente a é central em relação à área emancipada.
Convencionou-se denominar de União da Serra, pois o mesmo originou-se da união dos distritos de Oeste e Pulador e estar entre a Serra e o Planalto do Rio Grande do Sul. Os distritos de Pulador Oeste que se uniram para formar o município de União da Serra, passaram por um longo período de estagnação econômica.
Até 1960, essas duas localidades eram caminho comercial para quem se deslocava ao norte do Rio Grande do Sul, com destino ao centro do país. Possuía bem montada infra-estrutura de comércio, além de frigorífico, fábrica de queijos e hospital.
Por ter sua localização distante do asfalto, a maioria das indústrias se retiraram destas localidades ou encerraram as atividades, porém com a emancipação que ocorreu em 1992, tudo começou a mudar.
O êxito dos dois distritos na luta pela emancipação ficou evidenciado em 1993, com a conquista do 2° lugar em crescimento entre os 94 novos municípios do Rio Grande do Sul, que se emanciparam em 1992.
Também ficou constatada em 1994, quando União da Serra ficou em 1° lugar em crescimento no percentual de arrecadação, entre os municípios pertencentes à Coordenadoria do ICMS de Lajeado. que engloba dezenas de municípios.
Em 20 de março de 1992 acontece o plebiscito que decidiu sobre a emancipação e o local da sede, que ficou entre os distritos de Pulador e Oeste.

Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
União da Serra, RS
217Km de Porto Alegre