Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Planalto


Os primeiros aventureiros vinham de Nonoai a procura de uma suposta igreja de jesuítas, onde estariam enterrados valiosos tesouros.

Anos depois agricultores da redondeza trabalhavam em lavouras, porém continuavam morando em seu município de origem. Só em 19110 os irmãos Tavares d ... Leia Mais
Os primeiros aventureiros vinham de Nonoai a procura de uma suposta igreja de jesuítas, onde estariam enterrados valiosos tesouros.

Anos depois agricultores da redondeza trabalhavam em lavouras, porém continuavam morando em seu município de origem. Só em 19110 os irmãos Tavares de Miranda, fixaram residência na localidade de Pinhalzinho.

Até a metade da década de 1940, esta região continuou como reserva florestal do estado. Posteriormente, além dos colonos portugueses, vieram os de origem polonesa e os italianos.

A partir de 1945, começa o pequeno povoado com a denominação de Sede Nova, em 1947, começam a ser abertas as primeiras estradas. Em 1948 foi delimitado o perímetro urbano.

Em 1º de março de 1948 a Vila de Planalto foi elevada a categoria de distrito de Iraí. Em 1949 foi iniciada a construção da igreja matriz. No dia 13 de abril de 1964, tomou posse o primeiro prefeito, que havia se emancipado em 26 de dezembro de 1963.
Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Planalto, RS
406Km de Porto Alegre