Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Pinto Bandeira


Os pioneiros imigrantes italianos que chegaram ao atual território de Pinto Bandeira instalaram-se nas Linhas Palmeiro e Jansen da então Colônia Dona Isabel, primeiro nome do município de Bento Gonçalves. A primeira ação que se impôs foi a de abrir uma clareira na mata fechada, derrubando á ... Leia Mais
Os pioneiros imigrantes italianos que chegaram ao atual território de Pinto Bandeira instalaram-se nas Linhas Palmeiro e Jansen da então Colônia Dona Isabel, primeiro nome do município de Bento Gonçalves. A primeira ação que se impôs foi a de abrir uma clareira na mata fechada, derrubando árvores centenárias, onde construíram, provisoriamente, uma rústica choupana, plantaram o milho para fazer a polenta e se sustentavam com a coleta e a caça na floresta.

Depois desses primeiros imigrantes, muitos outros vieram de várias regiões da Itália, mas também poloneses, suecos, espanhóis e luso-brasileiros. Com muito trabalho e fé semearam trigo, cultivaram videiras, fizeram pão, vinho, salame e queijo.

(Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Pinto Bandeira - Pesquisa: Nestor Foresti)
Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Pinto Bandeira, RS
162Km de Porto Alegre