Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Carlos Barbosa

Hortências na Ferrovia

A história de Carlos Barbosa começa por volta de 1855, com a vinda dos primeiros imigrantes alemães. Porém, o maior impulso ao desenvolvimento da localidade aconteceu em 1870, com a chegada dos imigrantes italianos, que constituíram o grupo mais numeroso que aqui se estabeleceu, fixando-se em q ... Leia Mais
A história de Carlos Barbosa começa por volta de 1855, com a vinda dos primeiros imigrantes alemães. Porém, o maior impulso ao desenvolvimento da localidade aconteceu em 1870, com a chegada dos imigrantes italianos, que constituíram o grupo mais numeroso que aqui se estabeleceu, fixando-se em quase todas as localidades do município. São procedentes de oito regiões da Itália, sendo que a maior parte veio do Vêneto e da Lombardia.

Primeira Secção do Caminho Geral, Trinta e Cinco e Santa Luiza foram os primeiros nomes dado à localidade. Em 25 de janeiro de 1910, o intendente de Garibaldi deu-lhe a denominação oficial e definitiva, Carlos Barbosa, em homenagem ao Governador do Estado (1909 a 1913), que construiu a ferrovia Montenegro-Caxias do Sul durante sua gestão. Em 25 de setembro de 1959, foi assinado pelo então Governador do Estado, Leonel Brizola, o decreto de criação do novo município de Carlos Barbosa.

É conhecida no Estado pela sólida economia alicerçada no setor industrial, na produção de talheres, calçados, esquadrias de madeira, móveis, leite e derivados, entre outros. Na agropecuária, destaca-se a criação de gado leiteiro e a cultura de batata, milho e outros.

Apesar de ser um município jovem, Carlos Barbosa possui uma rica história, construída do encontro das etnias italiana, alemã, suíça, francesa, polonesa e luso-brasileira.
Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Carlos Barbosa, RS
99Km de Porto Alegre