Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Caxias do Sul


Originalmente chamada de Campo dos Bugres, a região era percorrida por tropeiros e foi ocupada por índios. Em 1876, chegaram os primeiros agricultores italianos vindos da Lombardia, Vêneto e Piemonte, dando início à ocupação dessa região íngreme, de clima europeu. Em 1890, o município de C ... Leia Mais
Originalmente chamada de Campo dos Bugres, a região era percorrida por tropeiros e foi ocupada por índios. Em 1876, chegaram os primeiros agricultores italianos vindos da Lombardia, Vêneto e Piemonte, dando início à ocupação dessa região íngreme, de clima europeu. Em 1890, o município de Caxias do Sul emancipou-se de São Sebastião do Caí. Em 1910, chega o primeiro trem, ligando a região à capital do Estado.

Na zona rural, instalou-se a agricultura de subsistência, concentrada na produção de trigo e milho e, mais tarde, na uva. Junto com os italianos, outras etnias partilharam desse caminho. Houve a miscigenação, onde hábitos e tradições fundiram-se.

Com o tempo, Caxias do Sul notabilizou-se através da uva e do vinho. Em 1931, por obra de Joaquim Pedro Lisboa, nasceu a maior e mais tradicional festa do sul do país, a Festa da Uva. Vinhos, uvas, frio e neve, aliados ao clima europeu das montanhas, com muita gente bonita, comida farta, hospitalidade e muitos atrativos.

Assim é Caxias do Sul, o pólo centralizador da região mais diversificada do Brasil, com seus laboriosos colonos, seus vastos parreirais, suas vinícolas, seu variado parque industrial e um comércio rico e dinâmico, o que dá a essa terra uma dimensão ainda maior, razão pela qual \\\"Caxias do Sul\\\", a \\\"Capital da Montanha\\\", a \\\"Pérola das Colônias\\\", a \\\"Colméia do Trabalho\\\" é, por si só, o pólo centralizador da marca italiana no sul do Brasil.
Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Caxias do Sul, RS
125Km de Porto Alegre