Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo

Caxias do Sul

Monumento Nacional ao Imigrante

Originalmente chamada de Campo dos Bugres, a região era percorrida por tropeiros e foi ocupada por índios. Em 1876, chegaram os primeiros agricultores italianos vindos da Lombardia, Vêneto e Piemonte, dando início à ocupação dessa região íngreme, de clima europeu. Em 1890, o município de C ... Leia Mais
Originalmente chamada de Campo dos Bugres, a região era percorrida por tropeiros e foi ocupada por índios. Em 1876, chegaram os primeiros agricultores italianos vindos da Lombardia, Vêneto e Piemonte, dando início à ocupação dessa região íngreme, de clima europeu. Em 1890, o município de Caxias do Sul emancipou-se de São Sebastião do Caí. Em 1910, chega o primeiro trem, ligando a região à capital do Estado.

Na zona rural, instalou-se a agricultura de subsistência, concentrada na produção de trigo e milho e, mais tarde, na uva. Junto com os italianos, outras etnias partilharam desse caminho. Houve a miscigenação, onde hábitos e tradições fundiram-se.

Com o tempo, Caxias do Sul notabilizou-se através da uva e do vinho. Em 1931, por obra de Joaquim Pedro Lisboa, nasceu a maior e mais tradicional festa do sul do país, a Festa da Uva. Vinhos, uvas, frio e neve, aliados ao clima europeu das montanhas, com muita gente bonita, comida farta, hospitalidade e muitos atrativos.

Assim é Caxias do Sul, o pólo centralizador da região mais diversificada do Brasil, com seus laboriosos colonos, seus vastos parreirais, suas vinícolas, seu variado parque industrial e um comércio rico e dinâmico, o que dá a essa terra uma dimensão ainda maior, razão pela qual \\\"Caxias do Sul\\\", a \\\"Capital da Montanha\\\", a \\\"Pérola das Colônias\\\", a \\\"Colméia do Trabalho\\\" é, por si só, o pólo centralizador da marca italiana no sul do Brasil.
Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Caxias do Sul, RS
125Km de Porto Alegre