Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Ministério do Turismo
Início do conteúdo

Coqueiro Baixo

O nome Coqueiro Baixo originou-se em 1850, quando chegaram os primeiros habitantes, as famílias de Antônio Gotardi, Viúva Luiza Sbaraini, José Zanata, Bertinho Justa, Miguel Just, Pedro Weit, Antônio Propício e Noratino Propício, por existir nesse local muitos coqueiros.

Dizem os antigos habitantes que o nome Coqueiro Baixo tem vinculação com a criação de gado e açougueiros que naquela época eram muitos na localidade e arredores. Baixo teria surgido, por existir um coqueiro baixo, de tronco bem grosso, junto a um arroio, que hoje é chamado de Arroio Coqueiro Baixo e banha o município.

O local onde existia o coqueiro fica na bifurcação das atuais Rua Vicente Mânica e Av. Itália, sendo o ponto de referência para descanso e/ou narrar as viagens dos viajantes, tropeiros, mascates que transitavam pela localidade, com suas tropas de mulas e burros e que vinham de outras regiões, tais como Putinga, Arvorezinha, Relvado e arredores, que tinham como destino Lajeado, que na época era o maior centro para comercializar os produtos agrícolas, como banha, salames, copas, mel, nozes e outros produtos produzidos pelos primeiros desbravadores e que traziam no retorno produtos manufaturados (industrializados), sal, açúcar, fazendas, ferramentas e utensílios usados nas lavouras e na alimentação da família.

Mapa do Rio Grande do Sul - Região de Três Coroas
Coqueiro Baixo, RS
171Km de Porto Alegre